CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Fernanda Keller: "O esporte nos ajuda a equilibrar as coisas"

Triatleta de 52 anos deseja tornar-se inspiração para os jovens

CARAS Publicado em 03/03/2016, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na Ilha, ela fala das provas e do trabalho social. - ROGERIO PALLATTA
Na Ilha, ela fala das provas e do trabalho social. - ROGERIO PALLATTA

É preciso fôlego para acompanhar Fernanda Keller (52), que se define como uma “atleta de alma”. Com mais de 20 participações consecutivas no Iron man do Havaí, o mundial da modalidade de triatlo de longas distâncias, em seis destas provas figurou entre as três melhores. Nem o marido, o diretor Sérgio Mello (52), consegue acompanhá- la de perto nas dez horas de prova em que nada 3,8km, pedala 180km e corre 42km. “Não tento convencer ninguém a estar do meu lado. Prefiro quando as pessoas veem meus olhos brilhando. Aí não preciso falar nada”, ressalta Fernanda. Resta a Sérgio segui-la com sua câmera. Ele dirige e produz o programa Tria tleta, no ar no canal pago Off. A produção mostra as aventuras de Fernanda em meio a cenários paradisíacos. “O triatlo é uma forma de se conectar com Deus e a natureza. A vida anda muito estressante e o esporte nos ajuda a equilibrar as coisas”, avalia.

Sem ter tido filhos, a triatleta acaba se realizando como mãe no Instituto Fernanda Keller, fundado em 2009, em Niterói, RJ. “É uma forma de compartilhar os valores do esporte com jovens que não teriam essa oportunidade”, conta. Muitos começam por lá ainda pequenos e saem direto para a faculdade, graças a uma parceria firmada pela atleta com uma instituição de ensino superior. “Tenho muito orgulho de dizer que formei arquitetos, psicólogos... Isso é tão importante para mim quanto os meus troféus”, emociona-se. O que Fernanda quer, no fundo, é inspirar. “Prefiro ouvir o elogio de uma menina a quem sirvo de inspiração para começar no esporte do que de uma que me acha bonita”, enfatiza.