CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Brinde ao início da preparação da Temporada 2012 da Ilha

Os profissionais começam a pensar como vão explorar o tema, a gastronomia francesa, nos 18 espaços da Temporada 2012 da Ilha de CARAS

Redação Publicado em 14/11/2011, às 17h01 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com criatividade e requinte, arquitetos e paisagistas contam como planejam enfrentar o desafio. - Cadu Pilloto/César Alves
Com criatividade e requinte, arquitetos e paisagistas contam como planejam enfrentar o desafio. - Cadu Pilloto/César Alves

Cadas Abranches - Living
Paula Neder - Toalpetes

A seleção de arquitetos, decoradores e paisagistas, que terá a missão de transformar a Ilha de CARAS 2012 inspirado em um sofisticado cardápio francês, já iniciu os trabalhos. Com trenas, réguas, iPhones e câmeras, eles começaram a traçar os projetos para os 18 ambientes. O decano Cadas Abranches (56), que participou de 16 edições do evento, repaginará o living a partir do Pastis, licor à base de anis. “Já provei a bebida em Nova York, Paris e Copenhague. Vou beber uma dose e deixar rolar a imaginação”, divertiu-se. Já Paula Neder (49) vai se inspirar no destilado Absinthe para reformar o banheiro da sauna. “Desejo surpreender quem estiver no local”, disse ela, pela sexta vez no grupo.

Fábio Bouillet - Píer Continente
Adriana Fonseca – Paisagismo

Em parceria com Rodrigo Jorge (38), o arquiteto Fábio Bouillet (36) já disseca receitas do Crêpe para decorar o píer do continente, local onde os vips são recebidos antes de seguir de barco rumo à Ilha. “É o cartão de boasvindas e também o de até logo. Tem que caprichar”, disse para sua assistente, Talita Carvalho (23). Já a paisagista Adriana Fonseca (48) vai pensar os jardins a partir do tema Bouillabaisse, a sopa de peixe. “Planejo fazer esculturas de ferro com elementos do prato. Também quero usar o vermelho, o azul e o branco da bandeira francesa para colorir o gramado”, adianta.

David Bastos - Gazebo
Claudia Brassaroto – Camarim

A arquiteta Claudia Brassaroto (45), em sua quinta participação na Ilha, está encantada com o espaço e o tema propostos: camarim e Soufflé. “Quero criar um ambiente fofinho e gostosinho, para a pessoa chegar e se jogar. E de onde saia linda e maravilhosa”, afirmou ela. O estreante David Bastos (55) também mostrou-se entusiasmado com a ideia de transformar o bambuzal a partir da Vichyssoise, tradicional sopa fria de alho-poró e batata dos franceses. “O bacana é que muitos shows ocorrem aqui. Vou fazer um caldeirão, um mix de tudo o que gosto. Acho que vai ficar bem legal”, garantiu ele.

Gorete Colaço - Deck Caramanchão
Geraldo Lamego – Restaurante

A arquiteta Gorete Golaço (42) quer surpreender em seu sétimo trabalho na Ilha. Ainda mais que o deck do caramanchão é um dos ambientes mais usados pelos convidados. “É onde quase tudo acontece. As pessoas chegam e são recebidas aqui. Quero usar cores que remetam à alegria e ao brinde”, disse ela, que vai explorar a borbulhante história do Champagne. Em sua estreia, o arquiteto Geraldo Lamego (69) conta que será desafiador decorar a varanda do restaurante baseado no Cognac. “O interessante é que nos pedem para criar algo que vai ser usado de verdade, não só para mostrar trabalho. Nunca fiz algo parecido”, celebrou ele.

Aparecida Barreto - Deck piscina e piscina

A proposta de trabalhar na piscina e no deck da piscina com elementos relacionados à França empolgou a arquiteta Aparecida Barreto (46). “Já fiz um evento em Niterói sobre a França no Brasil. É um tema bem familiar para mim. Conheço bastante o país, onde já fui algumas vezes e falo o idioma”, contou ela, em sua segunda incursão na Ilha. Agora, Aparecida deseja pesquisar a fundo a história do queijo Camembert. “A princípio, penso em um espaço com uma mesa bonita, como se fosse para receber amigos num almoço com queijos e vinhos, mais ou menos como na Riviera Francesa. Deve ser por aí, até porque amo cozinhar”, afirmou  ela, com entusiasmo ao lado dos assistentes Vera Cocchiarale (46) e Rafael Halabey (30).

Rosa May Sampaio - Bangalô 1
Laura e Cristina Bezamat- Bangalô 5

A arquiteta Rosa May Sampaio (61) achou uma delícia poder se inspirar no Vin Blanc para ornamentar o bangalô 1. “Nada como um vinho branco gelado para namorar, jogar conversa fora. Por isso, aqui deve ter conforto e aconchego”, disse ela, estreante no time. “E ainda temos o bônus de trabalhar diante desse mar maravilhoso”, acrescenta ela. As sócias e cunhadas Laura (51) e Cristina Bezamat (52) também já planejam como levar o sabor da Baguette para o bangalô 5. “O pão é um símbolo francês. Então, a decoração dessa suíte, em uma Ilha de Angra, tem que ser leve e vaporosa”, disse Cristina. “O verão é sempre vivo e colorido. Podemos fazer uma associação do frescor da Baguette com cores intensas da estação mais quente do ano”, emendou Laura.

Nardo Schor e Rogério Antunes - Deck
Luís Fernando Amorim - High end

O projeto inicial dos sócios Rogério Antunes (52) e Bernardo Schor (50), pela terceira vez na Ilha, é levar aconchego ao deck lateral e ao heliponto. “Esse espaço é relaxante e contemplativo. A ideia num primeiro momento é mergulhar nisso junto com a pesquisa sobre a origem e a receita do Croissant, nosso tema”, disse Rogério. Já Luís Fernando Amorim (37), diretor de Tecnologia da High End, responsável por todo o sistema de som e vídeo do local, promete mais inovações tecnológicas na temporada. “Colocaremos dois iPads fi xos, um no living e outro no caramanchão, de onde distribuiremos todo o som, com uma grande discografia”, contou ele, em sua 13ª participação.

Jóia Bergamo - Bangalô 2
Dani Parreira e Flávia Santoro - Bangalô 4

A estreante Jóia Bergamo (52) aprovou de cara o tema Vin Rosé, no bangalô 2, até porque estudou recentemente sobre o assunto. “Acabei de fazer um curso em São Paulo sobre a harmonização de vinhos e comidas de uma região da França. Foi uma coincidência impressionante ser sorteada com esse tema. Estou extasiada e muito feliz de fazer parte desse time da Ilha”, constatou ela. As sócias Flávia Santoro (33) e Dani Parreira (34), em sua quinta participação, contam que adoram ser desafiadas com as propostas inovadoras da Ilha. Dessa vez, elas terão que se inspirar no doce Éclair para o bangalô 4. “Já trabalhamos com temas como personalidade, país, mas será a primeira vez com algo comestível. Não tem como não gostar de falar sobre bomba de chocolate e de outros sabores. Vamos criar um ambiente bem gostoso”, brincou Dani.

Claudio Pedalino e Suzi - Deck do ofurô
Tatiana Lopes - Bangalô 3

O casal de paisagistas Claudio Pedalino (54) e Suzi Barreto (39) quer transformar o deck do ofurô em uma grande sala de estar para que os convidados possam relaxar contemplando o mar de Angra. “No trabalho de exteriores, vemos hoje que a estética é um meio para se chegar a um fim, ao conforto e à identificação com o ambiente. Queremos isso aqui”, contou Pedalino, que se baseará no Cassoulet, a feijoada dos franceses. Pela segunda vez na Ilha, assim como Suzi e Pedalino, Tatiana Lopes (35) também aprovou de imediato o seu tema, Vin Rouge, para o bangalô 3. “Tem tudo a ver comigo. Quando preciso criar rapidamente um projeto, fico em casa à noite, sozinha, bebendo uma taça de vinho para as ideias fluirem melhor. Geralmente, dá certo”, contou.

Roseli Müller - Deck da praia e praia
Mario Wrobel - Obras de estruturas

Em seu quinto ano no grupo, Roseli Müller (50) pensa em levar um pouco da cara dos balneários franceses para o deck da praia e a praia. “A ideia é algo confortável. E, de alguma maneira, buscar referência no biscoito, ainda não sei de que forma. Pode ser em almofadas, acessórios...”, contou ela, referindo-se ao seu tema, o biscoito Sablé. Para colocar em prática todos os projetos, o engenheiro Mario Wrobel (59) está a postos juntamente com a equipe da Tempore Engenharia. “Dá trabalho, mas é prazeroso. A Ilha tem um astral legal, os arquitetos montam com muita satisfação. É um trabalho sem estresse nas relações”, garante ele, com a experiência de quem atua há 16 anos coordenando os projetos do evento em Angra.