A arquiteta Jóia Bergamo teve uma surpresa ao chegar ao Salão Internacional do Móvel, em Milão, na Itália. Um dos destaques de seu próximo espaço na Casa Cor, que está em fase final de montagem, será uma estante que divide dois ambientes. "Quando vi várias marcas aqui em Milão trazendo essa proposta da estante dividindo ambientes fiquei superfeliz. É bom saber que eu já estava no caminho certo", diz Jóia.
Segundo a arquiteta, a tendência vinha crescendo, mas agora ganhou novas aplicações e possibilidades. "Além de ser usada para dividir ambientes, a estante se tornou uma peça da decoração. Os fiancos (divisórias) e as prateleiras ficaram mais finas, o que deixa o móvel mais leve e bonito. E como se usa menos madeira, ela fica até mais barata", afirma Jóia.
Outra novidade das estantes, seja dividindo ambientes ou mesmo junto à parede, como é mais tradicional, é a aplicação de mais de uma cor nelas. "A tendência é uma cor neutra predominando, e uma cor mais forte, como o vermelho ou amarelo, usada em uma parte menor do móvel", observa. A simetria também ficou no passado. Agora os nichos possuem tamanhos e formas variados. "Ainda existe um papel funcional para as estantes e prateleiras. Usá-las dividindo ambientes permite ganhar espaço, mas elas também integram os ambientes”, diz Jóia. E ela lembra que não é preciso encher os nichos de peças como se fazia antigamente. “É até bacana que existam espaços vazios nela", completa a arquiteta.