A mesa de jantar pode ser usada na sala, de estar ou jantar, ou na cozinha. A seguir, uma arquiteta e um decorador ensinam a adaptar a decoração de cada cômodo para receber o móvel. Confira!
Tendo um cômodo específico para acomodá-la ou não, toda casa precisa de uma mesa de jantar. E dois fatores determinam a escolha do móvel: o tamanho do espaço onde ela vai ficar e quantas pessoas ela terá que acomodar. “A mesa é o ponto alto da decoração. Tem que ser bonita e funcional para não atrapalhar a circulação no ambiente”, afirma Sabrina Becker, arquiteta.
+ Prateleiras e caixas decoradas são alternativas para manter o quarto arrumado
+ Pufe na decoração: útil - e lindo! - em pequenos ou grandes ambientes
Quando é colocada na sala de estar, a mesa tem integrar os ambientes. “A mesa quadrada provoca a sensação de integração. A retangular, por exemplo, tende a dividir o espaço”, afirma Fábio Galeazzo, designer de interiores. E no ambiente de maior circulação - e concentração de pessoas - da casa, a decoração precisa ser harmoniosa. “Vale a pena apostar no contraste. Misturar um móvel brilhante e um fosco, um peça de acrílico e outra de madeira”, sugere.
Na sala de jantar, a composição da ambiente é mais simples: mesa de jantar, aparador - para dar apoio na hora das refeições - e lustre, que precisa ficar sobre a mesa independentemente do cômodo. “O espaço tem que atender a necessidade do morador no que diz respeito ao tamanho, ter lugar para acomodar todos da família, e ter boa circulação”, diz Sabrina, arquiteta da Artefacto. Em um ambiente pequeno, vale apostar no truque do espelho para ampliar o espaço. “Encoste a cabeceira da mesa em uma parede de espelho e você ‘dobra’ o tamanho do cômodo”, sugere Fábio.
Na cozinha, a mesa tem papel coadjuvante. “O inox é uma boa opção nesse caso”, aponta Sabrina. Mas, aqui, também vale a regra do harmonia: “toda a decoração deve ‘conversar’ entre si”, aconselha.
+ Estampa floral é versátil, romântica e vintage. Saiba como aplicá-la na decoração