A 19ª edição do Salão de Arte de São Paulo reúne 65 expositores e é oportunidade para colecionadores e apreciadores de arte clássica ou contemporânea
De 21 a 26 de agosto, está em cartaz no Clube A Hebraica o 19º Salão de Arte de São Paulo, exposição organizada por Vera Lucia Chaccur Chadad e que tem como sócio o publicitário Joca Guanaes. Uma oportunidade imperdível para colecionadores ou para quem simplesmente aprecia arte. Entre os 65 expositores, o visitante encontra autores clássicos e contemporâneos, além de joias, livros raros, gravuras, fotografias e antiquários. Este ano, a mostra conta com exemplares valiosos de Tarsila do Amaral, Portinari, Volpi e Di Cavalcanti. Entre os contemporâneos, obras de Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Manabu Mabe, Burle Marx e dos Gêmeos. “O interessante é o mix do novo com o antigo”, diz a curadora Vera Chadad sobre a mistura de estilos que a exposição promove. “Há algum tempo, os decoradores resolveram que tudo tinha de ser clean, então tudo ficou igual, padronizado. Mas hoje, felizmente, a mistura está voltando”, afirma.
Um dos destaques do evento é a artista plástica Taisa Nasser, vencedora da “medaille d’or” no Grand Concours International D’Art Contemporain 2012 da Federação Nacional de Cultura Francesa com a tela Nouvelle Conscience. Com técnica mista e centenas de cores que impressionam o observador, a brasileira conquistou o mercado de arte francês e se prepara para expor no Louvre, no Espaço Pierre Cardin e no Grand Palais nos próximos meses. Já na seção ‘Boulevard de Arte Contemporânea’, as manifestações regionais ganham espaço, como o trabalho Correndo Risco, do baiano Zé de Rocha, que usa a “espada de fogo” da tradicional festa junina da cidade de Cruz das Almas para produzir quadros de uma beleza surpreendente. Este ano, o Salão de Arte de São Paulo homenageia sua idealizadora, Ariane Juliani, já falecida. A renda da bilheteria será revertida integralmente para a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos (ACTC).
Serviço
19º Salão de Arte de São Paulo
Local: A Hebraica - Salão Marc Chagall
Endereço: Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115 – São Paulo
Data: de 21 a 26 de agosto de 2012
Horários: De terça a sexta das 15h às 22h. Sábado e domingo das 13h às 21h.
Preço: R$ 30,00 (entrada integralmente revertida à ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração)
Grupo acima de 10 pessoas – entrada gratuita com agendamento pelo telefone :
(11) 3088-2286/ 3088-7454 – com Débora Carneiro
Desenvolvimento Institucional - ACTC
Acesso facilitado para deficientes físicos
Mais informações: www.salaodearte.com.br
Por Ana Paula de Andrade