CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Conheça Berlim, a cidade dos contrastes

Berlim tem de tudo. A cidade respira história e cultura, além de ter boa comida - e bons restaurantes - e lojas imperdíveis para fazer compras. Confira!

CARAS Online Publicado em 01/01/2013, às 14h24 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Berlim - Foto-montagem
Berlim - Foto-montagem

Hoje vou falar de um lugar que acabei de visitar e que já é por muitos considerada como a nova capital da Europa, estamos falando de Berlim! Após a segunda guerra mundial, 80% da cidade foi destruída, lembrando também que a cidade passou por momentos difíceis durante os 28 anos em que viveu separada por um muro, de 1961 a 1989. Fiquei admirada com a capacidade que eles tiveram para reerguer a cidade nos últimos 20 anos e com as restaurações realizadas. Foram feitas réplicas perfeitas dos monumentos históricos perdidos na guerra e é incrível a forma harmoniosa com que tudo isso convive junto às construções modernas!

Os berlinenses são inteligentes, simpáticos, hospitaleiros e educados, são pessoas com a mente aberta, não existe preconceito. Para se ter uma ideia, o prefeito de Berlim é assumidamente homossexual! Fui a restaurantes super chiques e alguns alemães entravam de bermuda! Você acha que era um problema? Nenhum! Lá, cada um é feliz do jeito que quiser.

Fomos eu e meu namorado para lá e no nosso primeiro dia contratamos o Alex, da empresa Alex Rent a Bike. Ele é um historiador formado em arquitetura e conhece os mínimos detalhes da cidade como ninguém! Ele nos pegou no hotel (ficamos no Soho House, adorei) e andamos de bicicleta por cinco horas para conhecer Berlim. Foi uma verdadeira aula de história!!

Os pontos turísticos são muitos!! Aqui estão alguns deles: o arrojado conglomerado de construções modernas onde fica o governo da Alemanha, a ilha dos 3 museus, o prédio que era um bunker de Hitler e hoje abriga uma coleção privada de arte contemporânea, as igrejas protestantes, o memorial do Holocausto, o museu judaico, os poucos trechos de muro de Berlim que restaram, o bairro com os designers e as galerias de arte, o portão de Brandemburgo (é o único portão de entrada que sobrou da época em que os Prussianos dominavam a cidade, o mesmo dava entrada á residência real) e tantos outros. Poderia passar horas aqui citando vários deles! É muito tranquilo conhecer a cidade caminhando ou utilizando transporte público, porém, recomendo as bicicletas que são facilmente alugadas e é importante dizer que a cidade respeita demais o ciclista.

Sobre a gastronomia, não abro mão de conhecer bons restaurantes quando viajo e em Berlim, come-se muito bem! Fomos a restaurantes italianos (o melhor deles é o Bocca di Bacco), conhecemos um restaurante de carnes bem bonito beirando o canal chamado Grill Royal e também recomendo o tradicional Aigner Gendarmenmarkt (comi um schnitzel divino - lembra um bife à milanesa). Sem contar que na hora do almoço, estava sempre procurando algum local para comer os suculentos salsichões brancos com as saborosas mostardas típicas.

Para quem quiser fazer compras, o bairro descolado do Mitte (Rua Weinmeisterstraße e entornos) é o local para  ver algumas marcas internacionais, mas principalmente, conhecer os designers locais. As marcas mais poderosas estão na Friedrichstraße e na Tauentzienstraße com a Kurfurstendamm. Na primeira, você encontra além de grifes internacionais, a Gallerie Laffayette, que tem de tudo um pouco. Já no segundo endereço tem outra loja de departamento enorme, chamada Kadewe (não deixe de conhecer o 7º andar, que é a parte de comidas, é surreal. Os restaurantes para almoçar em estilo fast food são do renomado chef Paul Bocuse, outro do Lenôtre, e tem uma só de lagostas. É imperdível), e na rua você encontra lojas como Chanel, Hermés, Bottega Venetta, H&M e outras.

Viram só? Em Berlim você tem de tudo! Um local extremamente organizado, agradável e repleto de história. Na sua próxima viagem, tente achar 5 dias para passar nesta linda capital e se deixe encantar com todo o contraste que irá encontrar por lá. É Fascinante!