Quem tem franja reta não fica presa ao mesmo penteado, como prova Zooey Deschanel, que, quando joga a franja de lado, parece outra pessoa. A seguir, veja como aderir ao corte e aproveitar a sua versatilidade
A franja na altura do olho pode mudar radicalmente o visual de uma mulher. Não acredita? Compare uma foto de Alessandra Negrinicom uma de Susana, sua personagem na novela Boogie Oogie. Zooey Deschanel, que tem a franja como uma marca no seu look, também mostra a versatilidade do corte: quando ela joga a franja de lado, parece outra pessoa. "Como a franja está em evidência no rosto, qualquer mudança é notada. E, dependendo da altura e do tamanho, ela deixa a mulher mais romântica ou mais séria, por exemplo”, afirma Luis Silva, hairstylist.
+ Franja valoriza pontos fortes do rosto. Veja como escolher
+ Guia do rosto redondo: saiba quais são os cortes e penteados mais indicados
Por causa do impacto que causa no visual, aderir à franja pode ser uma alternativa para quem deseja mudar, mas não quer modificar o comprimento ou a cor do cabelo. “É o primeiro passo para uma mudança radical. Porque já faz bastante diferença no look”, diz o hair stylist. Mas a mulher pode parar por aí se quiser. E a melhor parte: a franja é versátil. Quando a mulher não quiser usar, pode colocá-la de lado ou prender para trás. “Assim, ela vai transferir o olhar das pessoas para outro ponto do rosto”, avalia Luis, do Studio Lorena.
Mesmo assim, o corte de cabelo com franja tem seus pontos negativos: é preciso ter cuidado ao escolher. “Uma mulher com o rosto pequeno e arredondado não pode usar uma franja curta. A mais indicada é a longa e lateral. Mas, se ela tem rosto fino, pode usar a curta (na altura da sobrancelha) e repicada”, aconselha o hair stylist. A função da franja é trazer equilíbrio para o rosto. Ela precisa ressaltar características positivas, esconder as negativas e ainda transmitir a personalidade da mulher.