A seguir, um hairstylist aponta os melhores e piores cortes de cabelo e penteados para quem tem o rosto redondo. Confira!
Na hora de escolher um look, é preciso analisar o próprio tipo físico para adequá-lo à roupa. E na hora de escolher um corte de cabelo ou penteado, o formato do rosto é que é determinante. E como o cabelo não se muda como um figurino, o equilíbrio é o segredo para acertar! O rosto redondo, por exemplo, precisa ser 'alongado'.
+ Veja 44 famosas que mudaram o visual em 2014 e saiba o que é tendência
+ Cabelos curtos, long bob e tons monocromáticos são tendência no inverno
Quais são os cortes mais indicados para este formato de rosto?
Segundo Megue Costa, hairstylist do Emme Centro de Beleza, quem tem o rosto redondo precisa optar por cortes ‘alongam’, como o chanel desfiado. “O chanel tem que ser três dedos abaixo do queixo e bem desfiado, porque a textura das pontas e o comprimento abaixo do queixo tiram o enfoque da mandíbula larga. Se a parte da frente for maior, ainda é possível afinar a lateral do rosto”, diz. Cortes curtos precisam ser evitados. “Opte por cortes na altura do ombro. Quem tem cabelo volumoso pode deixá-lo longo, mas com as pontas desconectadas e modeladas para fora, para não evidenciar as bochechas”, comenta.
Existem alternativas para quem tem o cabelo enrolado?
Como o cabelo enrolado é naturalmente mais volumoso, não pode ser curto, para não evidenciar o formato redondo do rosto. “O melhor é optar por um corte que deixe os fios abaixo dos ombros. Com o cabelo curto, as bochechas vão ganhar volume e o rosto vai parecer ainda maior. Uma franja lateral, que vai da altura da sobrancelha até a ponta do nariz, ajuda a disfarçar a testa e afinar o rosto”, avalia o hairstylist.
Cortes curtos não são boas opções?
“Eles exigem cuidado”, garante Megue. O joãozinho, no entanto, deve ser evitado. “É melhor que o cabelo fique na altura do queixo e tenha textura média (não seja fino ou grosso demais), seja desfiado nas pontas e tenha a parte da frente ‘inteira’. A franja, neste caso, é ‘obrigatória’, já que valoriza o rosto e o corte”, ensina.
Quais cortes não são indicados?
O cabelo repicado é um aliado da mulher que tem o rosto redondo, desde que o recurso seja usado apenas nas pontas dos fios. “Na frente, o cabelo repicado deixa o rosto ainda mais largo”, comenta Megue. Cortes volumosos, em geral, precisam ser evitados, exceto o ‘black power’. “Como o volume do corte está na parte superior, ele alonga o rosto tira o enfoque das bochechas”, diz.
Quais são os penteados mais indicados para este formato de rosto?
Penteados com volume lateral não valorizam o rosto redondo. “Cabelo enrolado para o lado, trança lateral, looks com volume na região das bochechas ou até aqueles penteados ‘certinhos’ com efeito molhado não são indicados”, aponta o hairstylist. Para alongar o rosto, é preciso concentrar o volume no topo da cabeça. “Faça um topete grande e, se quiser prender o cabelo de lado, uso os fios bem lisinhos. Coque são ótimas opções, mas precisam ser acompanhados por topetes ou franjas”, sugere.
+ Hairstylist ensina a escolher penteados para alongar o pescoço
Inspire-se nos cortes e penteados de Emma Stone, Mila Kunis e mais famosas na galeria abaixo;