CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pontas duplas: entenda a causa do problema e veja dicas para evitar

Toda mulher está sujeita a ter pontas duplas, mas pode evitar a fragmentação dos fios se manter uma alimentação balanceada e beber muita água. Entenda o problema e veja dicas para amenizá-lo e evitá-lo

Ana Marigliani Publicado em 23/07/2013, às 19h16 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alimentação balanceada e hidratação estão entre os cuidados para evitar o surgimento das pontas duplas - Shutterstock
Alimentação balanceada e hidratação estão entre os cuidados para evitar o surgimento das pontas duplas - Shutterstock

A cutícula do cabelo é responsável por proteger os fios da agressão externa. Mas, quando ela é fragmentada, o cabelo fica com pontas duplas - tão temidas! “Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso constante de secador, chapinha e babyliss podem provocar essa fragmentação”, diz Luciana Hitomi, dermatologista. A alimentação, no entanto, também influencia o aparecimento de pontas duplas, às vezes triplas e até quádruplas.

+ Saiba como manter o cabelo forte mesmo usando secador e chapinha todos os dias

+ Inspire-se nos cabelos longos das famosas e saiba como manter os fios saudáveis

Toda mulher está sujeita a ter pontas duplas, mas não é preciso desespero. Para evitar, basta apostar em uma alimentação balanceada e na ingestão de muito líquido, pelo menos dois litros de água por dia. “Isso é fundamental para manter a vitalidade do cabelo, pois a fibra capilar é composta por queratina, lipídios, sais minerais e água”, afirma a dermatologista.

+ A alimentação é o segredo para ter um cabelo brilhoso

Os finalizadores ajudam a selar temporariamente a cutícula dos fios e, com isso, camuflam as pontas duplas. Para minimizar o problema, são indicados produtos com ativos como silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan. E para fortalecer o cabelo, hidratações semanais - que podem ser feitas em casa ou no salão - são fundamentais.

“Dependendo do estado do cabelo, é possível recuperar com cauterização, que é um tratamento que reconstrói o fio usando a queratina”, comenta a hairstylist Michele Braga. “Mas, se o grau estiver muito alto, a única alternativa é cortar definitivamente as pontas duplas”, avalia.

+ Cabelos oleosos: entenda o problema e saiba como amenizar

+ Quer mudar o visual? Inspire-se no cabelo das famosas versão 2013