CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / SAIBA MAIS

Especialista explica fobia de Fátima Bernardes: 'É muito comum'

Fátima Bernardes chocou ao revelar uma fobia; em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira esclarece o assunto

Leticia de Oliveira
por Leticia de Oliveira

Publicado em 01/04/2025, às 13h07 - Atualizado às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fátima Bernardes revelou que sofreu durante anos com medo de voar - Foto: Reprodução/ Globo
Fátima Bernardes revelou que sofreu durante anos com medo de voar - Foto: Reprodução/ Globo

A apresentadora Fátima Bernardes (62) surpreendeu ao contar que já ficou quase dois anos e meio sem entrar em um avião depois de desenvolver uma crise de ansiedade durante um voo, quando ainda era casada com William Bonner (61). A comunicadora revelou que, em 1997, teve um ataque de ansiedade e crise de pânico dentro do veículo e desenvolveu medo de viajar de avião

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira, explica sobre o trauma da apresentadora. Nas redes sociais, Fátima Bernardes confessou que já chegou a sofrer sintomas físicos durante viagens de avião e evitava andar por este meio de transporte. 

Hoje, Fatima Bernardes admite que ainda sente tensão ao voar. "Toda vez que o avião começa a acelerar, eu estou chorando, de óculos escuros. Assim que termina a decolagem, a aeromoça já vem com um copinho de água", contou.

Segundo a psicóloga Leticia de Oliveira, a fobia por viajar de avião é bastante comum, pois embora as pessoas saibam racionalmente que este é um meio de transporte seguro, muitos ainda sentem medo ou desconforto ao voar. 

"É muito comum a fobia de avião. Eu diria que grande parte das pessoas não fica confortável dentro de um avião. Embora racionalmente a gente saiba que é o meio de transporte mais seguro, emocionalmente a gente se sente completamente sem controle", declara.

A especialista avalia que isso acontece porque a experiência de estar dentro de um avião pode gerar uma sensação de falta de controle, algo que mexe com as emoções e pode despertar ansiedade. Ou seja, o medo não vem da lógica, mas da percepção emocional da situação.

"Quando a gente está em um carro, barco, a gente tem a sensação, talvez a falsa sensação, de que a gente tem algum tipo de controle. Tem uma sensação de que a gente consegue evitar um acidente, mas no avião é um momento completo de impotência. As janelas não abrem, não tem visão externa quando é noite, a gente não enxerga o piloto, não sabe o que vem pela frente", afirma. 

"Essa falta de informação, com essa impotência diante do controle, faz com que as pessoas fiquem muito vulneráveis. E tem quem é mais controlador, tem um perfil mais controlador, mais solucionador de problemas e acaba ficando mais desconfortável durante o voo", finaliza a psicóloga Leticia de Oliveira ao avaliar declaração da apresentadora Fátima Bernardes.

Leia mais em: Fátima Bernardes revela detalhes de como descobriu o câncer

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS: