Muitas pessoas emagrecem e depois recuperam os kgs perdidos, sofrendo assim do famoso efeito sanfona. Endocrinologista explica como manter o peso ideal sem fazer dietas absurdas; confira!
O efeito sanfona acompanha a maior parte das mulheres ao longo da vida. É muito comum ganhar uns quilinhos, depois perdê-los, mas, oscilações muito grandes e constantes podem se tornar perigoso e nada saudável.
Famosas como Christina Aguilera,Mariah Carey e Jessica Simpson já sofreram ao longo da carreira com o efeito sanfona e tentam manter o peso ideal atualmente. Realmente, não é fácil manter a forma sempre, principalmente coma rotina corrida e cheia de compromissos e obrigações que as pessoas têm nos dias de hoje. Mas, unindo com equilíbrio alimentação saudável e exercícios físicos, fica mais fácil não sofrer com este "mal".
Para entender como o efeito sanfona funciona e como realmente deve ser uma dieta equilibrada, o endocrinologista Pedro Assed, Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), respondeu 3 dúvidas bem comuns sobre o tema; confira!
É possível combater o efeito sanfona? Como?
"A maioria das pessoas passa por efeitos sanfona na vida, pois adotam hábitos saudáveis apenas por pequenos períodos de tempo e depois voltam a adotar um estilo de vida ruim. Outro fator que facilita o efeito sanfona é a adoção de dietas da moda, que na maioria das vezes são nutricionalmente inadequadas. O combate ao efeito sanfona passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis que devem ser incorporados por períodos longos e de preferência de forma contínua, como a pratica de exercícios físicos, cessação da ingestão exagerada de álcool, cessação do tabagismo, implementação de dieta regrada com alimentos integrais, com alimentação de 3 em 3 horas mais fracionada e evitando abusos de carboidratos. Com isso, e bastante liquido durante o dia, pode-se chegar ao emagrecimento saudável e duradouro".
Como o metabolismo reage a constante oscilação de peso?
"Cada tentativa frustrada de perda de peso e posterior reganho, faz com que as próximas tentativas de perder peso se tornem cada vez mais difíceis. O peso corporal assim como a temperatura e a pressão arterial são controlados pelo sistema nervoso central, especificamente pelo hipotálamo, através de conexões neuronais que interpretam os estímulos externos e as variações hormonais internas adaptando/regulando a nossa fome e saciedade. Essa regulação do peso é lenta e constante, e hoje já se sabe que, quanto mais rápido e duradoura for a intervenção para perder peso, mais fácil ficará a luta contra a balança".
O que faz emagrecer e engordar com facilidade? como dar um basta nessa oscilação?
"O que faz emagrecer são hábitos saudáveis como pratica de atividade física e alimentação de produtos integrais e lights a cada 3 horas. Já para engordar basta haver transgressões alimentares frequentes, como comer chocolates, frituras ,doces, fast-foods e carboidratos com frequência. Ficar longos períodos sem se alimentar, pular refeições, beber pouco liquido durante o dia, alimentação com excesso de gordura e carboidrato principalmente a noite e ingestão de bebidas durante as refeições são erros comuns que com certeza levam ao ganho rápido de peso".