Chris Hemsworth fez mudanças no estilo de vida após descobrir predisposição ao Alzheimer
Publicado em 20/10/2023, às 17h29
O ator Chris Hemsworth, de 40 anos, descobriu em novembro do ano passado, que tem duas cópias do gene APOE e4, que está ligado a um risco aumentado de doença de Alzheimer. O chef Sérgio Pereira, revelou detalhes da dieta adotada pelo astro desde que descobriu ter de 8 a 12 vezes mais chances de desenvolver o Mal de Alzheimer do que uma pessoa comum através de um exame genético.
O cozinheiro espanhol, que é amigo da esposa da estrela de 'Thor', Elsa Pataky, tem experiência com várias outras estrelas de cinema, incluindo Tom Cruise e Leonardo DiCaprio. Nos últimos 10 anos, ele ajudou Chris, a ganhar peso ou emagrecer para vários trabalhos, e agora ele revelou seus segredos culinários que tem como intuito cuidar da saúde futura do artista.
"Quando se trata de construir músculos, ele apenas mantém tudo muito limpo com muito churrasco - como carnes e vegetais - e mantém o estilo mediterrâneo, que envolve muito azeite", afirmou. "Uma coisa que fiz religiosamente com ele foi que todos os dias ele comia uma salada muito grande e farta que consistia de vegetais crus e cozidos, produtos fermentados, nozes, sementes e muitas gorduras boas com um pedaço de bife ou um grande pedaço de peixe", revelou.
Ver essa foto no Instagram
Hemsworth começa o dia tomando um smoothie verde, feito com folhas verdes, frutas, nozes, sementes, gorduras e sal marinho. Em seguida um lanche proteico de iogurte misturado com frutas frescas, sementes de chia, amêndoas e mel, ou ovos em torradas integrais com Vegemite e abacate. Após um intenso treino, o ator toma um shake de proteína vegetal, água gelada, BCAAs e 1g de vitamina C.
O astro então abre a tarde com cerca de 225 gramas de carne e mais uma boa quantidade de vegetais, refeição que é repetida algumas horas depois. O ator então "fecha a conta" por volta das 19 horas, com uma grande salada, peixe branco e legumes assados.
Segundo pesquisas a mudança de hábitos - incluindo na alimentação - podem diminuir em até 43% as chances de uma pessoa desenvolver o Mal de Alzheimer, mesmo que ela tenha predisposição genética, como no caso de Chris. Isso inclui também cuidados com o sono e com a prática de atividades físicas.
Após o teste, Chris fez alguns ajustes em sua rotina com o objetivo de priorizar a saúde do cérebro. “Sempre fui bastante consistente com meus compromissos de exercícios, mas ultimamente tenho realmente sentido a importância de reservar um tempo para mim mesmo, sem qualquer voz ou estímulo externo, e reservar um tempo para a quietude”, contou o ator em entrevista.
Entre as mudanças, o astro tem feito meditação e trabalho respiratório, principalmente durante as rotinas de saúde e banho de gelo.
Ver essa foto no Instagram