CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Polêmica

Tati Minerato rompe o silêncio sobre polêmica com Ana Paula Minerato

Irmã de Ana Paula Minerato, Tati Minerato escreve nota de repúdio após a irmã ter sido acusada de racismo. Entenda a história

por Priscilla Comoti
[email protected]

Publicado em 25/11/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tati Minerato e Ana Paula Minerato - Foto: Reprodução / Instagram
Tati Minerato e Ana Paula Minerato - Foto: Reprodução / Instagram

A ex-A Fazenda Ana Paula Minerato virou assunto na internet nesta segunda-feira, 25, por causa de uma polêmica. Ela foi acusada de proferir uma fala de cunho racista contra uma cantora em um suposto áudio vazado. A polêmica ganhou destaque durante a madrugada e até culminou na decisão da Gaviões da Fiel, na qual ela era musa, em desligada da agremiação. Agora, a irmã dela, Tati Minerato, se pronunciou e também repudiou a atitude da irmã.

Em um comunicado oficial enviado para a imprensa, Tati Minerato informou que é contra qualquer ato racista e que valoriza o respeito a todos. Inclusive, ela citou a criação e educação que recebeu dos pais.

"Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e abalada. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história. Minha trajetória sempre esteve profundamente conectada ao samba, um universo rico, vibrante e que tem na cultura negra sua essência mais valiosa. Foi nesse espaço que cresci, aprendi e me desenvolvi como pessoa, cercada por uma diversidade que só me engrandece. Por isso, sempre busco reconhecer, respeitar e valorizar essa herança que tanto me inspira. Sou grata por me acolherem!", disse ela. 

E completou: "Desde criança, em minha família, fui ensinada sobre a importância do respeito ao próximo. Minha mãe, Dona Sílvia, foi uma figura central nesse processo, sempre nos mostrando o valor de tratar todas as pessoas com igualdade e dignidade. Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa. Meu compromisso será sempre com a construção de um futuro onde o respeito, a inclusão e a igualdade sejam valores inegociáveis. É assim que vivo e como quero continuar minha trajetória, tanto no samba quanto em todas as esferas da minha vida. Com carinho e respeito, Tati Minerato". 

O que tinha no áudio de Ana Paula Minerato?

O suposto áudio vazado de Ana Paula Minerato circulou na internet na madrugada desta segunda-feira, 25. No áudio, a musa teria dito falas racistas contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. Em uma conversa com um rapper, ela falou sobre características da cor da pele da outra mulher e também do seu cabelo. “Cabelo duro”, disse a voz no áudio. Os comentários preconceituosos chocaram os internautas.

Saiba o que a Gaviões da Fiel falou ao dispensar Ana Paula Minerato:

Com a repercussão negativa do suposto áudio de Ana Paula Minerato, a escola de samba Gaviões da Fiel decidiu desliga-la do seu quadro de musas do carnaval da agremiação.

No comunicado, a escola de samba informou em nota enviado ao site Quem: "A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista".