CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Luto!

Cid Moreira fez aniversário e completou 97 anos dias antes de falecer

Cinco dias antes de morrer, Cid Moreira fez aniversário e chegou na casa dos 97 anos; esposa do jornalista havia agradecido mensagens

Nataly Paschoal
por Nataly Paschoal
[email protected]

Publicado em 03/10/2024, às 09h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cid Moreira fez aniversário alguns dias antes de partir - Reprodução/Instagram
Cid Moreira fez aniversário alguns dias antes de partir - Reprodução/Instagram

O apresentador e locutor Cid Moreira completou 97 anos no dia 29 de setembro, cinco dias antes de morrer. Na rede social, o jornalista e a esposa dele, Fátima Sampaio, fizeram uma postagem agradecendo as mensagens de carinhos dos fãs na última segunda-feira, 30.

"Para começar a segunda feira agradecendo tantas mensagens pelo meu aniversário, eu gravei o poema “meus oito anos”, de Casemiro de Abreu…", escreveram na postagem com uma poesia especial.

Cid Moreira concedeu uma entrevista exclusiva à Revista CARAS em 2019, onde falou sobre sua rotina de cuidados com alimentação e revelou que não comia carne vermelha há mais de trinta anos. Além disso, disse que a velhice não o incomodava. “Trouxe tranquilidade”, afirmou.

O comunicador também relevou que quase não saía de casa. “Nunca fui baladeiro. Sempre gostei muito de trabalhar e de jogar tênis”, falou o locutor, que não se importava com a idade avançada. Na ocasião, ele tinha 92 anos. “Me trouxe tranquilidade. Me considero abençoado por Deus (...) No rádio, falava fora do meu tom e saía afônico. Mas nunca precisei operar. Um milagre!”, falou.

Trajetória de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté, São Paulo, em 1927. Ele iniciou sua carreira em 1948, na Rádio Nacional de São Paulo. Em 1955, a TV Tupi o contratou, e ele passou a apresentar programas memoráveis ​​como O Mundo é um Moinho e Aqui e Agora.

Em 1968, a Rede Globo o contratou, onde Cid se tornou uma figura icônica ao apresentar o Jornal Nacional por 26 anos. Além disso, foi o narrador de diversos programas da emissora, incluindo Globo Repórter, Domingão do Faustão e Esporte Espetacular.

Cid não trabalhou somente como locutor e jornalista. Em 1955, atuou no filme Angu de Caroço, dirigido por Eurides Ramos. A carreira como ator não durou muito, entretanto, Cid passou a se dedicar à sétima arte como narrador de diversos documentários.

Cid Moreira foi o narrador de um áudio-livro da Bíblia Sagrada cristã lançado em 2001. A gravação demorou seis anos para ser concluída e tinha como objetivo oferecer acesso aos cegos e analfabetos ao texto religioso. Esse projeto de grande sucesso tornou-se um marco na história da locução e da comunicação no Brasil. 

Cid Moreira 52 anos de Jornal Nacional
Cid Moreira na bancada do Jornal Nacional, da TV Globo - Reprodução/TV Globo