CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Novelas / Relembre

Atriz de Tieta enfrentou câncer duas vezes e morreu aos 64 anos

No com a reprise de Tieta, Françoise Forton lutou contra um câncer de colo do útero em 1989 e voltou a encarar a doença em 2022, aos 64 anos

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
por Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
[email protected]

Publicado em 12/03/2025, às 07h30 - Atualizado em 14/03/2025, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte do elenco de Tieta - Reprodução/Globo
Parte do elenco de Tieta - Reprodução/Globo

A atriz Françoise Forton, que está no ar na Globo como Helena Trindade na reprise de Tieta, morreu em 2022, aos 64 anos, em decorrência de um câncer. Conhecida como um dos grandes nomes do teatro e da teledramaturgia brasileira, Françoise já havia encarado a doença em 1989, quando precisou retirar o útero. Relembre a carreira e interpretações marcantes da atriz.

Começo jovem

Françoise começou a carreira ainda na infância, aos 8 anos, quando integrou o elenco da peça teatral Pais Abstratos. Depois da estreia no teatro, a intérprete esperou quatro anos para ter sua primeira oportunidade na televisão: uma pequena participação na novela A Última Valsa (1969), de Glória Magadan (1920-2001). 

Pioneira, a atriz também conquistou seu primeiro papel no cinema em pouco tempo, somando experiências por todos os meios ainda na juventude. Forton só retonaria para a televisão em 1973, como a namorada de Tuco (Luiz Armando Queiroz) na primeira versão de A Grande Família.

O grande reconhecimento veio em 1974, quando a artista viveu a rebelde Estrada de Ferro na novela Fogo sobre Terra. Após o sucesso com o público, Françoise viveu protagonistas em Cuca Legal e Estúpido Coração. Depois desses dois trabalhos intensos, a artista ficou sete anos afastada da televisão, voltando em 1983 na novela Bebê a Bordo, trama que antecedeu seu papel em Tieta.

Entre seus trabalhos mais reconhecidos estão também os folhetins Perigosas Peruas, O Clone, I Love Paraisópolis e Tempo de Amar, na Globo.

Sua despedida das telinhas foi em 2019, com a trama Amor Sem Igual, na Record TV, onde ela viveu as personagens Madame Olympia e Emília Pinto Alvares.

Luta contra o câncer

A estrela morreu em 16 de janeiro de 2022, aos 64 aos, em decorrência de um câncer. Françoise já havia enfrentado a doença em 1989 e chegou a retirar o útero aos 38 anos como uma medida para prevenir o retorno da doença.

Seus últimos quatro meses de vida foram no hospital, em tratamento contro o tumor, mas a artista não resistiu. A morte precoce comoveu colegas de trabalho e fãs da artista, que prestaram homenagens em suas redes sociais.

“Mais uma estrela brilha no céu. Esteja na paz e na luz de Deus, querida Françoise Forton. Meus profundos sentimentos Eduardo Barata e Guilherme Viotti. Força e luz”, desejou Letícia Spiller (51), se referindo ao filho e ao viúvo de Françoise.

O autor Walcyr Carrasco (73) escreveu: "Infelizmente perdemos hoje a querida Françoise Forton, uma atriz maravilhosa, que emanava energia por onde passava. Meus sentimentos aos familiares e amigos".

A atriz deixou um filho de seu casamento com o físico Ênio Viotti de 1978 a 1982, o jovem Guilherme Fourton Viotti (32), duas enteadas e o marido, o produtor de teatro Eduardo Barata (57), com quem se casou em 2014.

Françoise em Amor sem Igual, sua última novela - Reprodução/Record
Françoise em Amor sem Igual, sua última novela - Reprodução/Record

Leia também: Silvia Abravanel revela inspiração em Hebe Camargo: 'Sempre autêntica, batalhadora'