Arquiteta Cláudia Albertini dá dicas de como valorizar cada cantinho
Otimização de espaços na era moderna sob a ótica da mais cotada arquiteta do Brasil.
Eduardo Copywriting Publicado em 29/11/2022, às 14h36
Com apartamentos cada vez mais compactos, nada melhor do que aprender como usar cada espaço da melhor maneira. Com o crescimento das cidades, cada vez mais os empreendimentos adotam medidas modestas, mas isso não significa que o conforto deva ficar em segundo plano.
Segundo a arquiteta Cláudia Albertini, o segredo está na otimização dos espaços.
Visando maior amplitude e minimizar a poluição visual de espaços compactos, apropriar-se de conceitos abertos é uma excelente saída. Para isso, móveis planejados, desenhados sob medida, são a melhor saída, inclusive para o mobiliário solto, já que isso dará maior amplitude visual. Além disso, cores claras são adotadas por transmitir a sensação de que o espaço é mais amplo.
Para se obter o melhor aproveitamento em espaços menores, o segredo está na decoração. Tenha sempre em mãos, as medidas do ambiente, isso ajudará a escolher os itens de decoração nas proporções que darão equilíbrio às ambientações.
Utilizar espelhos decorativos pode ser uma grande opção, pois além de refletir luz e iluminar o ambiente, amplia consideravelmente a percepção de espaço.
Opte por tons mais claros e varie nas cores dos objetos, como vasos e decoração. A pintura clara do mobiliário ajudará no equilíbrio, dando destaque aos demais itens, sem pesar visualmente.
Abuse dos tapetes
Tapetes retangulares, ou passadores, têm o efeito de dar amplitude para espaços justos e isso pode ser uma boa carta na manga na hora de decorar o ambiente.
Outro efeito positivo é tornar o espaço mais agradável e confortável, principalmente no inverno. Utilize materiais de fácil manutenção e limpeza, já que são partes integrantes da sua casa.
A arquiteta das celebridades
Cláudia Albertini começou a carreira logo no primeiro ano de faculdade, conseguindo bolsas de estudo para complementar os custos com os estudos. Com dificuldade para manter o curso, precisou buscar apoio, que veio do renomado arquiteto Fábio Penteado, que a contratou para que ela terminasse sua formação.
"Tenho grande admiração e respeito pelo Fábio que gentilmente aceitou ser o patrono da minha turma na colação de grau e isso mudou a minha vida", relembra Cláudia.
Fábio a indicou para Julio Neves, que na época tinha um dos maiores escritórios técnicos de arquitetura de São Paulo.
Atuou no projeto do detalhamento do Shopping VillaLobos, tudo à mão. "Naquela época não existia tecnologia, eram desenhos manuais, mas foi a melhor prática", comenta.
Por muitos anos atuou no escritório da Fernanda Marques, como diretora de criação e associada, onde adquiriu toda bagagem para iniciar o seu próprio negócio, sendo hoje a principal referência entre famosos, atendendo projetos inusitados, como a casa da Satiko, o avatar da Sabrina Sato.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade