Projeto da Rolling Stone Brasil, com ajuda do diário de Kurt Cobain, promete identificar sintomas de depressão no Twitter
Todos os dias 32 brasileiros tiram a própria vida. O motivo? A depressão, doença que já afetou e levou vários astros, como Kurt Cobain, Robin Williams e muitos outros famosos.
Pensando nisso, a Rolling Stone do Brasil lançou um projeto chamado, Algoritmo da Vida, nesta segunda-feira, 18. A proposta dele é conseguir identificar palavras ou expressões que demonstrem sintomas desse mal.
Dessa maneira, as postagens públicas no Twitter que conterem os "termos depressivos" serão identificados pelo algoritmo criado. Mas, o mais interessante do projeto é que as palavras e expressões foram estudadas e retiradas do diário de Kurt Cobain.
De acordo com o site da revista, assim que o usuário for identificado pela ferramenta, um perfil secreto criado especificamente para a ação com o auxílio de psiquiatras entra em contato com o indivíduo por meio de mensagem privada, na mesma rede social.
Segundo eles, a ideia é que a conversa ajude a entender melhor o perfil da pessoa. Dessa forma, um tratamento mais direcionado poderá ser feito por telefone do Centro de Valorização da Vida (ligue 188), referência nacional no atendimento a pessoas com depressão.