Acusado de agredir Oksana Grigorieva, em 2010, Mel Gibson conta que precisou dar um tapa na ex-namorada porque ela estava histérica, sacudia a filha do casal, Lucia, e ameaçava jogar a menina, na época com apenas seis meses de vida, no chão
O site TMZ publicou nesta quinta-feira, 15, a versão de Mel Gibson (56) no processo em que ele é acusado de agredir Oksana Grigorieva (42), em 2010. Na época, mais precisamente dia 6 de janeiro, o xerife do condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, abriu uma investigação de violência doméstica baseado no argumento da pianista, que diz ter levado do ex-namorado um soco na boca, o que ocasionou a queda de dois dentes.
Porém, Mel Gibson apresentou uma versão diferente. De acordo com seu depoimento, dado em 23 de junho de 2010 e apresentada ao tribunal, o ator disse que estava discutindo com Oksana em sua casa, localizada em Malibu, quando a pianista agarrou Lucia (2), filha do casal que tinha 6 meses de vida na época, trouxe a menina para o meio da briga e gritou, ameaçando jogar o bebê no chão: “Pare de gritar ou você vai deixá-la retardada e com o cérebro danificado”.
O astro de Hollywood diz que Oksana virou, correu para o quarto do seu filho mais velho e, em seguida, para o quintal. Gibson diz que o quintal é perigoso à noite, pois tem partes em diferentes níveis e é mal iluminado. Ele continua, afirmando que a ex-namorada correu cerca de 75 metros, até chegar perto de árvores espinhosas.
Ao alcançar Oksana, Mel Gibson implorou para ela levar Lucia para dentro e foi quando a pianista correu para o quarto de seu filho mais velho. Depois, ela ‘começou a balançar Lucia de forma irregular em seus braços, empurrando seu corpo de um lado para o outro, tentando manter Lucia fora do meu alcance’.
O ator ainda relata que Oksana estava ‘histérica’ e seus ‘movimentos rápidos estavam fazendo com que o pequeno corpo de Lucia fosse arremessado de um lado para o outro, sacudindo violentamente a cabeça da menina’.
Como ela se recusou a entregar o bebê e continuou fazendo ‘movimentos irregulares e erráticos’, Mel diz: “Eu dei um tapa em Oksana, com a mão aberta, em uma tentativa de trazê-la de volta à realidade. Eu não bati com força, eu estava apenas tentando chocá-la para que ela parasse de gritar, de continuar chacoalhando Lucia”.
A história de Mel poderia defendê-lo da acusação de violência doméstica, alegando que teria batido na moça com força razoável com o objetivo de proteger uma criança de uma lesão.
Quanto a Oksana, Mel diz: “Eu não bati em Oksana com o punho fechado, como ela alega. Eu não dei um soco no rosto ou em qualquer outro lugar, não em seguida e nem qualquer outro momento”. E acrescentou: “Eu não acredito que tenha lidado com a situação tão bem quanto eu deveria, eu estava preocupado com a maneira áspera como Oksana estava balançando e jogando Lucia. A minha mão nunca tocou em qualquer parte de Lucia”.
Como já relatado, o pediatra que examinou Lucia no dia seguinte não viu evidência de lesão.
Mel continuou a argumentar: “Nunca houve qualquer sangue de Oksana e nenhum de seus dentes foram quebrados, embora uma das facetas de um dente falso aparentemente terem caído, eu não vi isso ocorrer no momento”, finalizou.
Em agosto de 2011, Mel Gibson e Oksana entraram num acordo: ele concordou em pagar uma pensão de 750 mil dólares por mês durante cinco anos e em deixar que mãe e filha continuem morando em uma de suas casas em Los Angeles até que a menina complete 18 anos. Desde então, eles dividem a guarda da criança de forma que cada um passe metade do tempo com ela. O acordo ainda garantiu aLucia as mesmas condições dadas aos outros filhos dele.
Devido ao caso, Mel Gibson foi sentenciado a pagar sua pena judicial com três anos de serviços sociais sob as limitações de liberdade condicional. Ele também entrou na justiça contra a ex-namorada após a divulgação de fitas contendo áudio de conversas do casal. Nos arquivos, o ator ameaçava e ofendia a pianista. Consequentemente, a carreira de Mel entrou em colapso depois que seu empresário de anos o deixou e muitos produtores de Hollywood se recusaram a trabalhar com o astro.