Talvez você não saiba, mas Brad Pitt, além de ator, sex symbol, marido de Angelina Jolie e pai de seis filhos, também é um grande apaixonado por arquitetura
Talvez você não saiba, mas Brad Pitt (47), além de ator, sex symbol, marido de Angelina Jolie (36) e pai de seis filhos – três adotivos, Maddox (9), Pax (7) e Zahara (6), e três biológicos, Shiloh (5), os gêmeos Knox e Vivienne (3) –, também é um grande apaixonado por arquitetura, e já chegou inclusive a declarar que, se não atuasse, certamente seria arquiteto.
E não é porque não tem o diploma nas mãos que Pitt deixou de participar de alguns projetos na área. Um exemplo é a série de documentários Design: e², que fala sobre iniciativas sustentáveis na arquitetura e no design ao redor do mundo – o ator é quem narra todos os episódios das quatro temporadas. Aliás, a terceira estreou aqui no Brasil no último dia 19, no canal Globosat HD,e vai ao ar de terça-feira às 20h30 (a Globosat TV é transmitida pela NET no canal 502, pela TVA no canal 340 e pela SKY no canal 240).
Mas o envolvimento de Brad com a arquitetura vai além. Ele já chegou a fazer um estágio no escritório de seu arquiteto favorito, o desconstrutivista Frank Gehry, conhecido por ser o autor de edifícios icônicos como o Museu Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles. Na sua passagem por lá, o ator teve aulas de desenho por computador e trabalhou num ambicioso projeto de construção nas cidades costeiras de Brighton e Hove, no sul da Inglaterra, que custou mais ou menos 300 milhões de euros. Aliás, Pitt é tão fã de Gehry que Angelina até tatuou uma obra do arquiteto em seu corpo para homenagear o marido.
O intérprete de papéis memoráveis, como Benjamin Button em O Curioso Caso de Benjamin Button, e Tyler Durden, de Clube da Luta também criou uma ONG, a Make it Right, que tem como objetivo reassentar 150 famílias de New Orleans que perderem suas casas por conta do furacão Katrina, que devastou a região em 2005. As casas foram projetadas usando tecnologias verdes e são preparadas para enfrentar enxurradas e fortes ventos. Algumas delas já foram erguidas e entregues por meio de um financiamento com juros acessíveis a famílias de baixa renda.
Outros projetos que contaram com a colaboração do astro hollywoodiano foram a reforma da famosa Casa Farnsworth, também conhecida como a casa de vidro desenhada por Mies van der Rohe, localizada no estado de Illinois, e a construção de casas no povoado de Malavli, na Índia, uma iniciativa do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.
Na galeria de imagens da coluna eu coloquei diversas fotos de Brad Pitt em suas incursões pelo mundo da arquitetura – se eu fosse você, não deixava de prestigiar tanta coisa bonita junta. Aproveite também para dar uma passada no meu blog, monicabarbosa.com.br, onde diariamente há notícias sobre esse e outros assuntos. Até mais!