CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

James Cameron sofre segundo processo por roubo de conceitos em 'Avatar'

James Cameron é processado em mais de dois bilhões de dólares por escritor de ficção científica que alega roubo de conceitos de dois de seus roteiros

Redação Publicado em 20/12/2011, às 02h28 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Cameron - Getty Images
James Cameron - Getty Images

Os 10 anos de estudos e investimentos para lançar uma das maiores bilheterias do mundo com Avatar terminaram dando mais trabalho do que James Cameron (57) gostaria. Isso porque o cineasta foi pela segunda vez pelo suposto roubo de conceito para a criação do roteiro do filme. O detalhe é que o processo, desta vez, vale mais de dois bilhões de dólares.

O reclamante é o escritor de ficção científica Bryant Moore, autor de Aquatica e Descendants: The Pollination, roteiros dos quais Cameron teria se apropriado dos conceitos para criar Avatar.

No processo, Moore aponta diversas similaridades entre os roteiros como a flora fluorescente, atmosferas irrespiráveis, conexões espirituais com o meio ambiente e a reencarnação, uso de névoa, folhagens gigantescas, entre outros.

Além disso, Moore também está atrás da 20th Century Fox e da empresa de produção de Cameron: ele quer ainda 1,5 bilhão de dólares em danos reais e mais um bilhão de punição.

Avatar arrecadou mais de 2,78 bilhões dólares em todo o mundo.