EM NOME DA ARTE, ATRIZ GANHA SETE QUILOS PARA INTERPRETAR UMA GORDINHA NA NOVELA O PROFETA
Redação Publicado em 16/08/2006, às 16h31
por Carlos Lima Costa
Fernanda Souza (22) despojou-se de qualquer vaidade feminina em nome da arte. A atriz aceitou engordar dez quilos para interpretar a personagem Clara em O Profeta, próxima novela das 6 da Globo, com estréia prevista para 19 de outubro. "Me senti desafiada a fazer este papel, que é cheio de conflitos. Por isso, não me importei em engordar. É como fazer um laboratório, por exemplo, para aprender a andar a cavalo. O meu corpo também faz parte do meu instrumento de trabalho. Nada mais justo, então, que ele tenha o tamanho que a personagem necessita", garante a atriz, exibindo seu visual totalmente repaginado. Além dos sete quilos que acrescentou à silhueta desde junho - ela pesa atualmente 55 quilos distribuídos em 1,58m de altura - Fernanda cortou os cabelos, adotou franjinha e as madeixas louras ganharam um tom escuro avermelhado. "Tudo aumentou: os seios, o bumbum, o rosto. Minha cintura ficou mais redondinha, mas não ligo. Estou tão entusiasmada com esse desafio que me divirto com isso tudo", acrescenta. O resultado também foi aprovado pelo diretor Leonardo Nogueira (27), com quem a atriz namora há três anos. "Eu estou gordinha, mas continuo sendo uma boa namorada", festeja ela.
- Como você reagiu ao saber que teria de engordar dez quilos?
- Primeiro me falaram que a personagem era bem bacana, repleta de nuances, comédia, humor, drama e que ia sentir um amor platônico pelo profeta, o protagonista, que fica noivo da irmã dela. Ela come muito, como uma válvula de escape. E sofre preconceito por parte da sociedade e da própria mãe, que sente vergonha dela e a rejeita porque a outra filha é linda e magra. Me senti desafiada com todos esses conflitos. E me entusiasmou também esse merchandising social, pois ao longo da história a Clara vai fazer várias dietas malucas para emagrecer e não vai dar certo. Isso vai servir como exemplo para as meninas. Diante disso tudo, não me importei quando me contaram que eu deveria engordar dez quilos. É como cortar ou pintar o cabelo.
- Para a atriz pode ser um desafio, mas para a mulher realmente não incomoda?
- Mas é justamente esse o exercício, porque é a primeira vez que alguém me faz colocar a vaidade de lado em nome do meu trabalho. Esse corpo que eu estou agora não é o corpo da Fernanda, e sim da Clara. Estou vivendo um momento bem focado na personagem. Está sendo um desafio não apenas interpretá-la, mas me desprender da barriguinha sequinha, do braço malhado. E tem um detalhe: quando me pediram para engordar, eu estava bem magra, pesando 48 quilos. Já engordei 7, mas nem parece tanto, pois sempre tive o rosto redondinho.
- Como está sua dieta hoje?
- Meu médico ortomolecular, o Márcio Tanure, me passou uma dieta para engordar com saúde, com comida normal. Eu já como muito, tenho 1m58 mas me alimento com a mesma quantidade que o Leonardo, que mede 1m90 (risos). Então, nas refeições eu agora dobrei a porção dos alimentos. Estou misturando carboidratos, por exemplo, arroz, feijão e batata. Posso comer feijoada, carne-seca, massas, macarrão com molho branco, pizza, feijoada... No café da manhã, tomo uma vitamina de frutas como banana e mamão ou leite achocolatado. E troquei o pão integral pelo branco light. Mas o pão francês também está liberado, posso comer dois ou três. Além de requeijão normal, presunto. E se tiver vontade, junk food também. Se é para engordar, vou ser feliz e causar inveja nas amigas (risos).
- Nesta fase, o que você tem aproveitado para comer e que antes se policiava?
- Tenho um problema com salgadinhos e pipoca, que adoro. E agora tenho comido sem culpa. Fiquei feliz por não gostar de chocolate nem de sorvete, porque se fosse fissurada nessas coisas, comeria feliz da vida, mas meu colesterol e glicose iriam lá em cima. Também parei de fazer musculação, para não queimar caloria.
- Em que parte do seu corpo você sente maior diferença?
- No rosto e no corpo como um todo, porque bem sei como eu estava magrinha. Tudo aumentou. Minha barriguinha já não está como antes. Não fiquei totalmente sem cintura, ela só ficou redondinha. Mas não estou ligando.
- Há alguns meses, quando estava bem magra, você andou se queixando em entrevistas de que era vista por muita gente como "aquela atriz gordinha"... Como encara isso atualmente?
- Nunca me irritei com isso. O que posso fazer? Não vou sair explicando para cada uma das pessoas que eu não era gordinha do jeito que imaginavam. Eu só achava estranho falarem que eu tinha problema com peso. Nunca tive dez quilos acima do meu ideal, apenas dois ou três quilos a mais. E, dos 15 aos 17 anos, quando o meu corpo começou a entrar em forma, isso também foi saindo da minha vida. Não me sinto complexada por não ter uma barriguinha sequinha. Gosto quando está assim, mas se não estiver, não tem problema. Atualmente, meu manequim é 38. A primeira vez que vesti uma calça 36 e ela não fechou, eu cai no riso. Em uma festa, outra calça rasgou na lateral, acostura não agüentou, e eu ri também. Me divirto com isso. Outro problema que nunca tive foi com celulite. Agora está aparecendo, mas dou risada dela. E não estou me achando obesa. Quero é estar vestida de Clara e me sentir gordinha com as roupas que não me favorecem em nada e com o enchimento que eu vou usar do joelho até o ombro. Fico irreconhecível! Estou muito entusiasmadaé com o desafio profissional.
- E o que o Leonardo achou de toda essa mudança física?
- No começo, ficou meio assustado. Mas se tranqüilizou e gostou após perceber que sete quilos não fizeram tanta diferença. Ele sabe que não estou mais com aquela cinturinha, mas não está ligando. Tenho outros atributos mais legais (risos)... Estou gordinha mas continuo sendo uma boa namorada. E ele é muito bonzinho, não troco o Leonardo por ninguém.
- Vocês estão juntos há três anos. Já planejam casamento?
- Estamos morando juntos há oito meses. Não foi nada muito combinado. Quando a novela América terminou e ele entrou de férias, nós ficamos bem grudados, começamos a dormir todo dia juntos e nos acostumamos. E, agora, dormir separado é um problema. Mas, por enquanto, não pensamos em oficializar. Ainda temos um pouco de medo do peso das palavras'casamento', 'o meu marido' e 'a minha esposa'. Pelo menos todas as minhas amigas dizem que tudo é muito diferente depois do casamento. Está bom do jeito que está! Só não vou deixar ele me enganar para o resto da vida e não casar nunca (risos). Claro que um dia quero ter uma cerimônia!Agradecimentos:JW Marriott Rio de Janeiro, Ka, Luko, Leeloo e Trinidad; Produção: Neca Ponichi; Beleza: Maurício Nazário.FOTOS:FERNANDO LEMOS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade