O cineasta Cao Hamburger, que está com o filme Xingu em cartaz nos cinemas, traz em seu currículo uma atração televisiva que até hoje está na memória dos jovens adultos os quais acompanharam a primeira exibição das aventuras de Nino (Cássio Scapin) e os seus amigos Zeca (Freddy Allan), Biba (Cinthya Rachel) e Pedro (Luciano Amaral), em 1994: o Castelo Rá-Tim-Bum.
Passados quase 18 anos da estreia do infantil transmitido pela TV Cultura, o diretor confessou em entrevista à CARAS Online que sente falta de um programa educativo semelhante atualmente. “Eu acho que a televisão brasileira tem uma dívida com a sociedade porque são pouquíssimos programas de qualidade para as crianças”, criticou. “Espero que os executivos de televisão caiam na real e assumam essa responsabilidade”, completou .
Sem a pretensão de voltar com uma nova temporada do Castelo, Cao, que também esteve à frente de séries infanto-juvenis como Um Menino Muito Maluquinho (2006), Disney Club (1996) e Os Urbanoides (1991), contou que tem novidades para os pequenos telespectadores. “Estou preparando outro produto para essa nova faixa. É surpresa ainda, mas em breve vai estar aí na praça”, disse ele, sem poder dar mais detalhes, apenas que a atração deverá ir ao ar entre o final deste ano e início do próximo.
No entanto, o diretor revelou que já para este ano um produto para adolescentes será transmitido pela TV Cultura. “É uma série muito legal, chamada Pedro e Bianca. Eu criei e estou fazendo a supervisão. É muito interessante”, disse.
Cao também dirigiu o bem-sucedido longa-metragem O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), indicado a diversos prêmios internacionais, entre eles do Festival de Berlim e o Young Artist Awards.