Caetano Veloso conquistou o Grammy Latino de ‘Melhor Álbum Cantor/Compositor’ pelo disco ‘Zii e Zie’
Redação Publicado em 06/11/2009, às 11h05 - Atualizado às 12h31
O cantor e compositor Caetano Veloso recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum Cantor/Compositor, pelo disco Zii e Zie, na entrega dos prêmios da Academia Latina de Gravação, no hotel cassino Mandalay Bay de Las Vegas, nos Estados Unidos, na noite dessa quinta-feira, 5.
Caetano, que já havia ganhado 4 Grammy Latinos e o Grammy de Melhor Álbum de World Music com Livro, em 2000, concorria com o guatemalteco Ricardo Arjona, o venezuelano Franco De Vita, a espanhola Rosana e também com Tom Zé.
Ao lado de Roberto Carlos, Caetano também recebeu o prêmio de Melhor Vídeo Musical em Versão Longa (DVD) por Música de Tom Jobim.
A entrega da 10ª edição do prêmio foi dominada pela dupla Calle 13, fenômeno do rap porto-riquenho, que faturou as cinco categorias as quais estava indicada. A dupla, formado por René Pérez, conhecido como Residente, e Eduardo Cabra, o Visitante, recebeu o prêmio de Gravação do Ano, principal troféu em disputa na noite da premiação.
A dupla também levou os prêmios de Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Urbana pelo disco Los de atrás vienen conmigo; e Gravação do Ano e Melhor Canção Alternativa pela canção No hay nadie como tu. O videoclipe de La perla, em que dois cantam ao lado do panamenho Rubén Blades, também foi premiado. Com as cinco conquistas, o Calle 13 já soma nove Grammy Latinos, depois dos quatro que já tinha conquistado em 2006 e 2007.
A festa porto-riquenha em Las Vegas continuou com Luis Fonsi, que venceu o prêmio de Melhor Canção do Ano com Aquí estoy yo.
A lembrança de Mercedes Sosa, que faleceu, aos 74 anos, no dia 4 outubro, esteve presente durante vários momentos da cerimônia. A cantora venceu os prêmios de Melhor Álbum Folclórico e Melhor Arte de Capa pelo disco Cantora I.
Rubén Blades foi o encarregado de homenagear Mercedes, a "voz da América", como ele mesmo disse ao apresentar o vídeo comemorativo com a canção de Gracias a la vida, um dos maiores sucesso da cantora, e imagens da argentina.
Os prêmios das categorias de Melhor Álbum Pop feminino e masculino foram para Laura Pausini e Fito Paez. "Às vezes, quando estou na Itália, me dizem que falo demais da América Latina, me sinto como partida pela metade", confessou a cantora revelando que, depois da morte de sua avó, tem refletido sobre sua vida e irá parar a partir de 2010, durante dois anos, para estar com sua família. "Não fui uma boa filha", justificando a decisão, que foi tomada por ter passado os últimos 16 anos longe de sua mãe por conta da carreira.
Mesmo sem estar concorrendo à 10ª edição do Grammy Latino, Daniela Mercury foi convidada para fazer o show de encerramento da cerimônia. A cantora baiana levantou o público com sucessos como O Canto da Cidade, Rapunzel, País tropical e Mamãe eu quero. Daniela fechou com chave de ouro a premiação que também contou com apresentações da dupla Calle 13 com Rubén Blades, Alejandro Sanz e Juan Gabriel.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade