Acessório da cultura oriental que simboliza proteção e respeito, o turbante é uma peça que está fazendo a cabeça das mulheres. Saiba como usar!
Elas têm atitude para sustentar o adereço e desfilam de turbante com muito estilo. Recentemente, Bruna Linzmeyer chamou atenção quando esteve presente na pré-estreia do filme “Rio 2”. É que a atriz escondia seus cabelos em um turbante super luxuoso. Kate Moss também roubou a cena quando optou ir ao baile do MET, em 2009, usando o acessório dourado. Não se pode esquecer da Fernanda Lima, que usou uma versão étnica do acessório de cabeça. Os exemplos ilustram três maneiras diferentes de se usar o turbante. Mas afinal, em que ocasião ele fica melhor?
+ Vestido metalizado de Marina Ruy Barbosa fica bem em diferentes silhuetas
O consultor de moda Rafael Mendonça conversou com a CARAS Digital e deu dicas para não fazer feio ao desfilar com o turbante. Ele contou que o adereço não é para qualquer mulher e que tem que se ter um rosto adequado para bancar o estilo: “Tem que ser bem fashionista para segurar um turbante, ou vai parecer carnaval. O acessório não fica bem em quem tem rosto redondo. Tudo depende de como você vai usar... E com jeans nem pensar,” explicou.
+ Lottie, irmã de Kate Moss faz primeiro ensaio para revista
Saber a ocasião certa para se apostar no look também é fundamental para não fazer feio. “Gosto muito de ver turbante em mulheres na piscina, para esconder o cabelo, com caftan. Funciona demais em um momento praia, em um evento de gala com vestido longo”, comenta o expert.
Vale arriscar também em outros acessórios para complementar a roupa. Na opinião do consultor, a dica é investir em brincos. “Acho super bonito com brinco longo de argola. Pode abusar de brincos, já que está escondendo o cabelo, a moldura do rosto”, finalizou.
+ Bruna Linzmeyer ensina receita de esfoliante para a pele do rosto
História dos turbantes
Acessório da cultura oriental que simboliza proteção e respeito, o turbante é uma peça que faz parte do cotidiano de países como a Índia, Bangladesh, Paquistão, Afeganistão, Oriente Médio, Norte e Leste da África, no Sul da Ásia e em algumas regiões da Jamaica.
Eles ganharam status no mundo fashion por causa do estilista Paul Poiret que acrescentou este acessório no cenário da moda ocidental no início do século 20. A partir daí, a moda do turbante ganhou destaque, se tornou referência de luxo e classe. Nos anos 50 e 60, ele pôde ser visto em desfiles da Chanel e Prada. No cinemas, atrizes como Greta Garbo, Rita Hayworth, Grace Kelly, Audrey Hepburn e Sophia Loren, foram grandes adeptas.