“Sutiã não pode aparecer nunca. É muito cafona”, alerta o stylist José Barbosa. E para quem acha que não é possível abrir mão do acessório ao usar decote frontal profundo ou o recorte nas costas, Irina Shayk, Claudia Leittee Jennifer Lopez provam o contrário. “O modelador de seios adesivo ou um sutiã ajustável (feito sob medida), que é como uma segunda pele e não fica à mostra na roupa, são alternativas ao modelo tradicional”, reconhece o stylist.
+ Decotes das famosas são lição fashion. Aprenda com os erros e acertos
+ Aprenda a evitar 'armadilhas fashion' ao usar vestidos com fendas e transparências
A ‘faixa segunda pele’ é indicada para acompanhar vestidos de tecidos fluidos. “Ela pode ser móvel ou estar no vestido, mas é melhor que seja feita sob medida. Com ela, é possível modelar os seios e evitar que o bico do peito fique aparente embaixo do tecido”, comenta o stylist. Tecidos estruturados, que não evidenciam o corpo naturalmente, podem ser usados com o modelador adesivo.
Com ou sem sutiã, o decote profundo não é indicado para todos os tipos físicos. “Se a mulher tiver pouco peito, vai parecer que está ‘vazio’. Se tiver muito, pode vulgarizar o visual. O modelo é chique, mas exige atenção. O ideal é que seja usado por quem tem seios médios”, recomenda Juliana Ali, blogueira à frente do Juliana e a Moda. “Quem tem seios fartos precisa assumir outro decote e usar um sutiã que ofereça sustentação”, completa José.
Um vestido que não permite o uso do sutiã tradicional, em geral, evidencia (e muito) uma parte do corpo: os seios ou as costas. “Até dá para mostrar duas ou mais partes do corpo com o mesmo vestido, desde que a silhueta não seja volumosa. Quem tem seios fartos e quadril largo, por exemplo, pode criar um look vulgar se exagerar”, afirma o stylist.