Na hora de aplicar a base, a sombra e até o lápis de olho, a mulher pode errar e detonar a maquiagem. O maquiador Marcos Costa lista oito erros recorrentes e dá dicas para evitar. Confira!
A maquiagem é uma aliada da beleza feminina. Um make bem feito pode levantar o olhar ou aumentar os lábios, por exemplo. Em contrapartida, um (pequeno) descuido no contorno da boca, na aplicação do pó ou da sombra pode detonar o visual, inclusive das famosas.
Um erro não está necessariamente relacionado ao seu conhecimento em técnicas de maquiagem. Para você que não é expert com pincéis, o maquiador Marcos Costa aponta oito erros comuns e ensina como evitar. Confira!
Make-up: as cores certas para o seu tom de pele
1. Base: Use uma base adequada ao seu tom de pele. Se ela for mais clara, pode fazer você parecer mais velha.
Sugestão
Antes de comprar a base, experimente no próprio rosto. A pele da mão - região na qual as mulheres costumam provar o produto - não tem a mesma pigmentação.
Aprenda o jeito certo de aplicar a base em sua maquiagem!
2.Corretivo: Se o produto deixar a área do olho mais clara que o restante do rosto pode provocar o efeito “panda ao contrário”, o que vai atrair olhares tanto quanto as olheiras.
Sugestão
Experimente o produto antes de comprar e evite o excesso na hora de aplicar.
3.Lápis de olho: Quando usado na marca d’água, o lápis pode deixar o visual pesado, principalmente se for aplicado na pálpebra inferior.
Sugestão
Esfume o lápis para dar mais leveza ao make. Alguns produtos já vêm até com uma esponjinha.
4. Lápis de boca: O tom do produto usado para contornar os lábios não pode ficar evidente.
Sugestão
Use um lápis claro, tipo nude, para aplicar um batom escuro ou ainda use lápis e batom do mesmo tom.
5.Blush: O produto é usado para dar um aspecto saudável à mulher. E para isso, não precisa ser exagerado. Se o blush ficar marcado, a maquiagem fica comprometida.
Sugestão
Esfume o blush para dar a pele o “ar saudável” de que ela precisa.
Dicas para usar o blush e ficar com ar saudável
6.Pó bronzeador: O produto pode ajudar a dar um “up” no make. Mas, se usado em excesso, deixa o visual “bicolor”, o rosto bronzeado e o pescoço, branco.
Sugestão
Não abuse do pó bronzeador, principalmente se o seu corpo não estiver bronzeado. O contraste choca. Aposte no autobronzeador corporal para uniformizar a pele.
Maquiagem bronze é destaque em desfile no Fashion Rio
7. Sombra branca: Na pele morena, o branco é contrastante, o que pode causar ótimo efeito no que diz respeito à maquiagem. No entanto, o tom não pode ficar “pesado” ou chapado.
Sugestão
Cuidado com o excesso de sombra e, depois de aplicar, esfume bem.
‘Sombra molhada’ faz a maquiagem durar por mais tempo. Saiba como aplicar
8.Sombra degradê: O efeito degradê está na moda. Mas a divisão que marca a mistura de cores pode ficar evidente se a técnica não for aplicada da forma correta.
Sugestão
Esfume o encontro das sombras para harmonizar o make.