Saiba como ocorre o corte químico no cabelo e o que fazer para recuperá-lo
Com um tempo médio de recuperação de dois anos, o corte químico é causado por procedimentos químicos e leva ao rompimento dos fios
Camila Iannicelli Publicado em 23/08/2024, às 14h00
O corte químico é uma quebra abrupta do cabelo, geralmente causada por procedimentos químicos como alisamento, coloração, progressiva e descoloração. A falta de manutenção e os cuidados inadequados com as madeixas podem intensificar o processo, levando ao rompimento dos fios.
Elasticidade, falta de brilho, pontas duplas e danificadas, textura áspera, cabelo fino e desigual e queda capilar são alguns dos indícios de que as mechas podem estar sofrendo um corte químico. Os principais responsáveis por esta quebra são as progressivas, alisamentos, tinturas e descolorações.
Além disso, a incompatibilidade de produtos e a aplicação inadequada podem agravar o cenário. É essencial, portanto, utilizar proteção térmica e evitar o uso excessivo de chapinhas e secadores, bem como aparar as partes mais danificadas. Os cabelos finos e cacheados apresentam maior propensão ao corte químico, pois apresentam uma estrutura mais frágil, sendo suscetíveis a quebras.
O enfraquecimento da fibra capilar é um dos principais condutores do corte químico. Ao realizar um procedimento químico atrás do outro, a resistência dos fios é diminuída em virtude da alteração do pH das mechas. O cabelo, portanto, é fragilizado e acaba cedendo.
Além disso, invista em um cronograma capilar envolvendo hidratação, nutrição e reconstrução e diminua a frequência de procedimentos químicos, principalmente se o desejo for fazer mais de um ao mesmo tempo. Faça também a devida reestruturação do fio após cada etapa.
Para evitar cabelos desalinhados e ásperos, confira alguns produtos disponíveis no Mercado Livre:
O item da Elseve proporciona um cabelo com brilho intenso. Sua fórmula possui pH ácido e ácido glicólico, combatendo a porosidade e selando as cutículas, para um cabelo saudável e alinhado.
A máscara da Inoar foi desenvolvida para reparar, nutrir e hidratar as mechas. Elaborada com macadâmia e proteína do trigo, deixa os fios mais sedosos, maleáveis, fortes e brilhantes.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade