Laura (Nathalia Dill), de 'Alto Astral', e Maria Clara (Andreia Horta), de 'Império', adoram a peça que é prática e elegante. Consultora de moda dá dicas de como usar; confira!
Estiloso e prático, o colete é uma peça sempre vista no figurino das protagonistas das novelas, que sempre são referência de moda para as mulheres brasileiras. Nas tramas atuais, Laura (Nathalia Dill) e Samantha (Claudia Raia) investem na peça em Alto Astral, já Maria Clara (Andreia Horta) é fã em Império.
Democrático, o colete pode ser usado em diferentes ocasiões, sociais ou informais.
"O colete é uma peça muito versátil e pode ser usado em diversas ocasiões. No ambiente de trabalho, os melhores modelos sempre serão os de tecidos mais formais, como linho, Oxford por exemplo. Combiná-lo a uma camisa branca fica ideal nesta situação. Já para a as baladas e jantares, o ideal é levar em consideração o ambiente. Para um visual mais glam, em situações formais, a pele sintética sempre será uma excelente opção. Para quem quer criar um visual mais descontraído, jeans e malhas são muito indicados. E para uma pegada rock, aposte no colete de couro - ele cria um visual incrível", indica a consultora de moda Renata Marques.
Além de seu lado fashion, a peça pode ajudar a alongar a silhueta das baixinhas ou das gordinhas, sendo um truque para "emagrecer" o visual.
"Por se tratar de uma peça que confere volume ao corpo, é preciso observar o seu tipo físico para escolher o colete certo. Mulheres que estão acima do peso devem escolher um colete de tecido menos volumoso ( modelos de alfaiataria são os melhores), ou coletes mais escuros que a blusa de baixo, isso cria uma linha vertical no centro do corpo, alongando a silhueta. Mulheres mais baixas devem optar por colete sempre aberto, o que ajuda a verticalizar a silhueta. Já as magras e altas podem usar e abusar dos coletes, tanto abertos quanto fechados ficarão lindos", revela a especialista.