A seguir, arquitetos afirmam que é possível usar flores para decorar toda a casa, mas é preciso conhecer as necessidades da espécie escolhida
Durante a primavera, a casa pode ganhar um colorido especial com as flores da estação e a decoração, uma cara nova com vasos estilosos. Todos os cômodos podem ser decorados com flores. “Antes de escolher a espécie, é preciso saber se ela precisa de sol ou sombra e qual é a necessidade dela por água e, a partir daí, posicioná-la de acordo com suas necessidades. Só evite colocar espécies que exalam muito perfume, porque pode incomodar e até causar alergia”, diz Daniela Cianciaruso, da Díptico Design de Interiores.
+ Saiba quais espécies de flores e plantas vivem melhor dentro de casa
Pleomele verde, dracena fragrance, palmeira-ráfis, lírios-da-paz e antulhos são algumas das espécies mais indicadas para manter dentro de casa. Segundo o arquiteto Rodrigo Kolton, três critérios determinam a escolha: “gosto pessoal, manutenção e espaço”, sugere. Na hora de comprar, é preciso descobrir quantas vezes por semana a flor precisa ser regada (em geral, três), para não sobrecarregá-la. “Flores dão vida à decoração de casa, além de renovar as energias”, afirma o arquiteto.
Coloridas, têm que estar em harmonia com a decoração, bem como os vasos nos quais estão plantadas. “É importante pensar em toda a composição, que deve considerar a espécie da flor, o vaso e o ambiente onde ela será colocada. Vale lembrar que, apesar de complementar a decoração, o vaso não pode se sobressair. As flores são mais importantes”, avalia Daniela.
A boa notícia é que, para quem deseja escolher a espécie apenas pela sua beleza, é possível optar pelas flores de plástico.
+ Conheça as vantagens de decorar a casa com flores artificiais