Para ampliar o espaço de um apartamento, o arquiteto Luciano Dalla Marta recorreu à técnica de integração dos ambientes. Mas, de forma inusitada, criou um ‘painel verde’ na varanda para incorporar o parque Ibirapuera ao projeto. Confira!
Apartamentos antigos tem a tendência de possuírem muitas divisórias, portas e espaços desnecessários que não otimizam a circulação e a harmonia do lugar. Mas sempre há alternativas para ampliar o ambiente. O arquiteto Luciano Dalla Marta, por exemplo, retirou todas as “barreiras” que diminuíam visualmente um apartamento de 350m², no Ibirapuera, em São Paulo.
+Casa Cor 2014: veja cinco tendências (e aprenda a usar) de decoração da mostra
Ao retirar as paredes das salas e da cozinha, com as duas que estreitavam o hall, ele integrou todos estes ambientes e, consequentemente, melhorou a circulação e tornou o espaço mais agradável. Mas as funções de cada cômodo continuam definidas, principalmente pela diferença do piso.
Como o apartamento fica em frente ao parque, Dalla Marta criou um “painel verde” na varanda, que fica em frente à sala de jantar, que “integra” a casa ao parque. A ideia é criar a sensação visual de que as árvores fazem parte da casa.
+Descubra qual é o melhor material para construir o seu deck
Para garantir modernidade à decoração, o arquiteto usou tons de cinza “salpicado” em diferentes peças, como almofadas, tapetes e abajures. A cor consegue intensificar a principal proposta do projeto: fazer um ambiente moderno, aconchegante - sem excessos - e convidativo para um casal sem filhos receber amigos e familiares.