Conheça igrejas e templos religiosos criados por nomes como Oscar Niemeyer e Le Corbusier e que são ícones de design
Ao longo da história, algumas das maiores e mais inovadoras obras de arquitetura são templos religiosos. Das catedrais góticas da Idade Média (majestosas e gigantescas que buscavam se aproximar de Deus), passando pelos templos de influência modernista como os de Oscar Niemeyer e Le Corbusier, até as atuais mesquitas, que recebem prêmios de design, como a de Penzberg, na Alemanha.
Independentemente da crença e da época, as sociedades sempre ofereceram às suas divindades o que tinham de melhor - e esse ‘melhor’ pode significar, é claro, o que há de mais moderno. “Contemporaneamente, sem dúvida, há muitas inovações como, por exemplo, a Igreja de Notre Dame Du Haut, do arquiteto Le Corbusier, e a Catedral de Brasília e o Conjunto da Pampulha, de Oscar Niemeyer”, diz Warde Marx, professor de história da Arte.
É impossível calcular ao certo quantas igrejas e templos religiosos existem ao redor do mundo. Afinal, a diversidade de religiões e seitas ultrapassa fronteiras. “A função dos templos e sua arquitetura, ainda que seja uma clareira na mata, é a de demarcar um território e um tempo para que o homem encontre um momento de transcendência”, afirma Marx. Confira nossa galeria com alguns dos exemplos mais icônicos da arquitetura religiosa no mundo.
Da Redação