Em sua 12ª edição, a feira trouxe um maior cuidado com o designs para reinterpretar materiais da natureza com fidelidade, diferentes desenhos e formatos
Com que roupa eu vou vestir as paredes e o chão da minha casa? A resposta para essa pergunta está na Fashion Week da arquitetura e construção, a Expo Revestir 2014. A feira, que ocorre anualmente em São Paulo, reúne as tendências em revestimento das grandes marcas. Visitei esta 12ª edição, no início do mês, e notei que não houve o lançamento de novos produtos. O que vi pelos corredores foi a reafirmação do modismo dos revestimentos com impressão digital. A diferença agora é que modernas impressoras de alta resolução e um maior cuidado com o design permitem às indústrias reinterpretar materiais da natureza com fidelidade, diferentes desenhos e formatos. A Biancogres, por exemplo, trouxe a linha Legno Maso, com placas que reproduzem a escura madeira rústica tipicamente usada nas construções de casas e pousadas nos alpes italianos.
Já a coleção Portobello Trésor, que significa tesouro em português, tem a aparência metalizada dos metais preciosos e sua forma irregular possibilita diversas aplicações. Outra aposta das empresas, que me deixa muito contente, é a sustentabilidade. Os tijolos decorativos EcoBrick, e os demais produtos da fábrica catarinense Santa Luzia, são produzidos a partir de resíduos reciclados de isopor e plástico. Na Studio Marmo, os coloridos revestimentos das linhas Versatile e Allure são feitos com garrafas pet e pó de pedras nobres. E quem gosta do estilo retrô pode comemorar! Os azulejos com a cara da vovó estão de volta. A Eliane resgatou o passado da azulejaria bisotada na charmosa coleção Metrô e na linhas Patchwork.