O teto também pode fazer parte da decoração e receber cores, texturas e até tecidos. Mas é preciso planejar para que o ambiente não fique ‘pesado’. Veja dicas
É comum que, na hora decorar, as paredes recebam cores e revestimentos e o teto continue branco. “É porque o tom claro garante sensação de amplitude”, garante a arquiteta Teresa Simões. Mas o teto também pode receber cores, desenhos, texturas e até tecidos sem comprometer a decoração. “O melhor é usar revestimentos que incorporem a parede ao teto para dar efeito de continuidade ou, se usar tinta, evitar cores que criem a ilusão de que o teto é mais baixo”, diz.
+ Papéis e adesivos de parede: veja dicas para usar os revestimentos na decoração
+ Aprenda a usar orquídea radiante - a cor de 2014 - na decoração de ambientes
Um teto decorado exige um cômodo totalmente harmônico. “Para não errar, a dica é que o elemento decorativo do teto - que pode ser um adesivo ou papel de parede, por exemplo - tenha uma das cores do restante do ambiente”, sugere Teresa. Também vale usar os mesmos acabamentos em toda a decoração. “A mistura de materiais, nesse caso, pode ficar pesada visualmente, já que todo o espaço é decorado”, afirma.
+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa
Para valorizar a decoração, a iluminação assume papel de destaque no ambiente. “Em um dos apartamentos em que decoramos o teto, foi feito um rebaixo de gesso (como uma sanca) que foi envolvido com fitas de LED para fazer o papel de parede ‘flutuar’ na sala. Mas também é possível usar balizadores de piso, arandelas e spots (equipamentos específicos) para destacar o teto”, diz.
Harmonia e planejamento são os segredos para obter sucesso decorando todo o ambiente. A seguir, inspire-se na galeria com projetos de decoração