Queima de fogos em Brasília enaltece os 80 anos do embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima
Foi com canjica, curau, cachorro-quente, pamonha e galinhada que a sempre elegante embaixatriz Lúcia Flecha de Lima (72) recebeu cerca de 400 convidados para comemorar os 80 anos de seu amado, o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima. “Ele é um homem maravilhoso para mim, para os filhos, para os netos e para os amigos. Estamos casados há 54 anos e ele é o amor da minha vida”, enalteceu a anfitriã. “É uma felicidade poder comemorar 80 anos de vida ao lado da minha família e de meus amigos. Esta festa foi feita com muito carinho”, disse o aniversariante.
O arraial aconteceu nos jardins da imponente residência do casal no Lago Sul, região nobre de Brasília, com decoração da filha deles, Isabel, e a ajuda de outros membros da família. “Imaginei uma festa bem mineira, já que a família do meu pai é de Diamantina, Minas Gerais. Foi uma produção caseira, que nos deu muito prazer porque meu pai merece”, ressaltou ela, que celebrou a ocasião ao lado da filha Maria Beatriz (28). “Meu avô é um sujeito muito carinhoso. Sou fã dele. Uma lição que ele me ensinou e espero levar para a vida toda é que, se puder, ajude uma pessoa”, afirmou a primeira neta de Paulo Tarso.
O clã Flecha de Lima esteve todo presente na celebração. João Pedro (49) foi acompanhado da mulher, Paola Mansur (40), e dos filhos Paulo Tarso Neto (16) e Joana (6). Beatriz (44) veio de Londres, onde mora, especialmente para a data. Já o caçula Luiz Antonio (37), com a mulher Melissa (33), o filho Luiz Eduardo (4) e as gêmeas Gabriela e Alice (1), voltou de Paris para a comemoração. “Na família do meu pai, nenhum dos irmãos dele passou dos 70 anos e vê-lo aqui hoje com saúde é uma alegria. Vamos começar a planejar a festa dos 90”, festejou o mais novo dos filhos.
O senador José Sarney (83), acompanhado de sua Marly (80), fez questão de dar seus votos de felicidade ao diplomata aposentado. “Estou aqui associado à multidão dos amigos de Paulo Tarso para comemorar os seus 80 anos e ao mesmo tempo desejar mais saúde e muitos anos de vida para alegria de todos nós”, frisou.
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto (70), que chegou com sua Rita e a herdeira Adriele, declarou palavras de carinho ao aniversariante. “Paulo é uma figura emblemática. O nome dele está definitivamente associado ao melhor da diplomacia brasileira. É um cavalheiro, um homem culto e com esta legião de amigos que vieram reverenciá-lo e dizer a honra que é ser amigo dele”, elogiou.
O senador mineiro Eduardo Azeredo (64) também exaltou o embaixador. “Esta festa com um toque tipicamente mineiro mostra como ele faz questão de marcar suas raízes”, disse.
Entre os outros ilustres recebidos pelos Flecha de Lima estavam o ex-ministro Nelson Jobim (66), com a mulher, Adrienne (55), o ex-senador e ex-vice presidente da República Marco Maciel (72), com a eleita, Anna Maria (72), e o consultor tributarista e ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel, com a namorada, Nelma Gaburro (46). O empresário Paulo Octávio (63) levou sua Anna Christina Kubitschek (47), neta de JK, e o filho André. O advogado e ex ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (65) foi com a mulher, Anna Paola Frade (47).
Para marcar a noite, uma queima de fogos de quatro minutos emocionou os presentes, que se reuniram em frente à fogueira para a homenagem. Os filhos e a anfitriã cantaram o Parabéns a Você com um bolo especialíssimo, que acompanhava uma maquete de um arraial de Milho Verde, onde o pai do embaixador tinha uma fazenda, no distrito de Serro, em Minas Gerais.
A animação ficou por conta do cantor Di Brasil e do grupo de forró Feijão Tropero. Ao final, os convidados receberam como lembrança da festa bonequinhas de cerâmica e cachaça mineira.