12 Anos de Escravidão foi eleito Melhor Filme e rendeu a estatueta de Melhor Ator a Chiwetel Elijofor
Premiação mais importante do cinema no Reino Unido e última grande prévia do Oscar, o British Academy Film Awards, ou Bafta, confirmou o favoritismo de alguns indicados e surpreendeu em certas categorias. O elogiado 12 Anos de Escravidão foi eleito Melhor Filme e rendeu a estatueta de Melhor Ator a Chiwetel Elijofor (36), que derrotou Leonardo DiCaprio (39), Christian Bale (40), Bruce Dern (77) e Tom Hanks (57). “Há 21 milhões de pessoas sendo escravizadas agora. Espero que daqui a 150 anos nossa ambivalência não permita que outro cineasta faça este filme”, disse o diretor Steve McQueen (44).
De certa forma, o longa começou a causar burburinho já no red carpet do Royal Opera House de Londres. Produtor do filme, Brad Pitt (50) chegou com a amada, Angelina Jolie (38), e monopolizou as atenções. Ela causou impacto com look de alfaiataria inspirado no guarda-roupa masculino.
Nova queridinha dos fashionistas, Lupita Nyong’o (30) fez valer a boa fama com tomara que caia verde que valorizava sua silhueta enxuta e seu tom de pele. “Estou me sentindo maravilhosa! Acho que nunca estive tão produzida”, entregou a atriz. A cantora inglesa Lily Allen (28) também investiu em vestido vibrante pink e vermelho. “Demorei quase quatro horas para me arrumar. Estou bem assim?”, disparou, entre risos. A atriz americana Michelle Rodriguez (35) também optou por look colorido, mas o vertiginoso decote era mais chamativo do que o tom azul petróleo. Já Rebecca Wang (40), Ruth Wilson (32) e Fearne Cotton (32) brilharam com metalizados, mas a maioria das convidadas preferiu a segurança do preto.
Concorrentes na categoria de Melhor Atriz, Cate Blanchett (44), com look de corte reto com apliques de flores nas laterais, e Amy Adams (39), discreta com vestido desenhado por Victoria Beckham (39), figuraram entre as mais elegantes. No palco, a sorte se voltou para a australiana, protagonista de Blue Jasmine. “Gostaria de dedicar este prêmio a um ator que tem sido uma contínua e profunda inspiração para mim, o saudoso e grande Philip Seymour Hoffman. Você elevou os padrões, sempre”, falou Cate sobre o ator americano, encontrado morto aos 46 anos no início do mês em Nova York.
Grande dama do cinema e teatro britânico, Helen Mirren (68) recebeu homenagem pela carreira e foi chamada ao palco pelo príncipe William (31). “Ela é uma atriz extremamente talentosa e eu deveria chamá-la de vovó”, brincou o nobre, referindo-se à performance dela como a monarca Elizabeth II (87) no filme A Rainha, de 2006. Acompanhado da mulher, Rita Wilson (57), Tom Hanks mostrou- se comovido com a consagração do amigo Barkhad Abdi (28) como Melhor Ator Coadjuvante por Capitão Phillips. “Ele é o capitão agora! Um campeão somaliano”, vibrou ele sobre o colega de elenco, que até conseguir o papel do impulsivo pirata na ficção, era motorista de limusine na vida real.