Atriz Regina Dourado estava internada em estado grave no Hospital Português, em Salvador, devido a um câncer
A atriz Regina Dourado morreu neste sábado, 27, às 11h40, aos 59 anos, em Salvador, em decorrência da evolução de um tumor maligno de mama. Segundo o irmão da atriz, Oscar Dourado (58), o velório acontece a partir das 16h no Cemitério Jardim da Saudade, na capital da Bahia. Amanhã, às 15h, haverá uma missa de corpo presente. Depois disso, acontece a cremação diante dos amigos mais próximos e familiares.
Em 2004, Regina Dourado passou por duas intervenções cirúrgicas para a retirada de um tumor na mama direita. No início de 2010, ela enfrentou mais uma cirurgia para retirada de um câncer, desta vez na mama esquerda.
Nascida em Irecê, na Bahia, Regina Dourado começou sua carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana de Comédias. Na mesma época, ela estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.
Sua estreia na televisão aconteceu no especial A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água, em 1978. No ano seguinte, ela foi escalada para novela Pai Herói, emendando na sequência Cavalo Amarelo e Rosa Baiana. Mas o primeiro papel de destaque na carreira da atriz veio em 1992, com Pão Pão, Beijo Beijo, onde interpretou Lara Sereno.
Regina trabalhou em mais de 20 novelas e minisséries. Entre elas, Roque Santeiro, Renascer, Tropicaliente, Explode Coração, O Rei do Gado, Esperança e América. Um de seus últimos trabalhos na televisão foi em Caminhos do Coração, em 2007, exibida pela Record.
No cinema, Regina atuou em Baiano Fantasma , Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra, Corpo em Delito, Corisco & Dada e No Coração dos Deuses, entre outros. Em 2011 e 2012, Regina participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.