CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Veja o exemplo de Reese e outros famosos e aprenda como se desculpar pelos seus erros

Mário Rosa, especialista em gerenciamento de imagem, analisa o pedido de desculpas de Reese Witherspoon e ensina como você pode se inspirar nos famosos para melhorar sua imagem após um erro

Redação Publicado em 22/04/2013, às 15h40 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reese Witherspoon - Getty Images
Reese Witherspoon - Getty Images

Reese Witherspoon (37), conhecida como a 'queridinha da América', admitiu nesta segunda-feira, 22, que errou ao desafiar um policial nos Estados Unidos e divulgou um comunicado pedindo desculpas.

"Em respeito à atual situação jurídica, não posso comentar agora tudo o que está sendo reportado. Mas gostaria de dizer que, claramente, bebi um pouco demais e estou profundamente envergonhada das coisas que disse. Foi uma situação realmente assustadora e estava com medo pelo meu marido, mas isso não é uma desculpa. Fui desrespeitosa com o policial que estava apenas fazendo o seu trabalho. Não tenho nada além de respeito pela polícia e estou muito arrependida pelo meu comportamento", declarou a atriz, que desobedeceu a autoridade ao sair do carro que seu marido dirigia, supostamente embriagado.

Segundo Mário Rosa, especialista em gerenciamento de imagem, a estrela de Hollywood agiu da melhor maneira possível ao se desculpar publicamente. “Nesse tipo de situação, o princípio é que a reação a um problema pode ser mais devastadora que o problema em si, no caso, o desacato à autoridade”, explica o consultor. “Essa atitude de humildade não visa apenas a neutralizar o erro original, sobretudo tem o objetivo de não amplificá-lo.”

Rosa, autor de livros como A Era do Escândalo, A Reputação na Velocidade do Pensamento, A Síndrome de Aquiles, ainda argumenta que o caso da atriz foi uma situação relacionada à perda de controle. “Ela não cometeu um crime, cometeu uma atitude de desespero em um momento de fragilidade humana, mas, como envolve questões jurídicas, ela precisou pedir desculpas públicas. Sorte dela que ninguém gravou, não tinha imagens.”

De acordo com ele, ninguém poderia esperar uma atitude diferente da atriz. “A atitude dela tem muito do senso comum. Todo mundo espera desculpas por um erro. Entretanto, no caso da Reese, em especial, houve a necessidade de se eliminar a polêmica.”

O consultor ainda comenta que há outras formas de os famosos se esquivarem de polêmicas públicas, como desaparecer por um tempo. “A técnica do avestruz funciona em outras instâncias, principalmente as que estão relacionadas às questões de vida pessoal”, explica. “Quando envolve uma instituição pública, nesse caso, a polícia, é impossível de escapar. Afinal, policial tem mais autoridade do que uma celebridade. Além disso, ele não teria razão de mentir.

Sendo assim, aprenda: o correto é sempre se desculpar por um erro público, sem muitas explicações que possa dar uma dimensão ainda maior ao fato, principalmente se instâncias superiores estiverem envolvidas. Com relação a problemas pessoais, o melhor é manter-se em silêncio e "deixar a poeira baixar".

Recentemente, o ator Angus T. Jones (19), de Two and a Half Men, pediu desculpas à equipe e ao elenco da série por tê-la chamado de ‘nojenta’.

O sertanejo Hudson (40) também se desculpou aos fãs e à sua família em uma carta, após ter sido preso.