CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / HÁBITO SAUDÁVEL

Por que a filha de Roberto Justus não come doces? Nutróloga explica benefícios

Em entrevista à CARAS Brasil, a nutróloga Cibele Spinelli avaliou os benefícios do hábito saudável de Vicky Justus, filha de Roberto Justus com Ana Paula Siebert

Dra. Cibele Spinelli, Surenã Dias e Thaise Ramos
por Dra. Cibele Spinelli, Surenã Dias e Thaise Ramos

Publicado em 10/09/2024, às 18h49 - Atualizado em 13/09/2024, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vicky Justus é filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert - Foto: Reprodução / Instagram
Vicky Justus é filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert - Foto: Reprodução / Instagram

A alimentação infantil é uma das maiores preocupações dos pais, especialmente nos primeiros anos de vida. Esse é o caso de Roberto Justus e Ana Paula Siebert, que demonstram grande cuidado com a dieta da filha, Vicky Justus, de 4 anos. Diferente de muitas crianças da mesma idade, Vicky raramente consome doces, como chocolates, que geralmente são a preferência dos pequenos.

Em conversa com a CARAS Brasil, a nutróloga Cibele Spinelli falou sobre alimentação saudável em crianças e garante que a escolha da família Justus é algo que pode garantir muitos benefícios no desenvolvimento de Vicky. 

"Alimentos como chocolate, bolos e sobremesas ricos em açúcar não são recomendados para a criança de forma regular, principalmente nos primeiros anos de vida, que é um momento tão crucial para o desenvolvimento do paladar dessa criança. O consumo excessivo de açúcar pode predispor a criança a problemas de saúde, como obesidade, caries, diabetes e alterações do metabolismo", afirma.

O relato sobre a pequena Vicky aconteceu através do Intagram de Ana Paula Siebert, que explicou que a filha é naturalmente focada em alimentação saudável e apesar de gostar de algumas guloseimas, prefere mesmo as frutas. "É muito engraçado isso, eu nunca controlei exageradamente os doces na alimentação da Vicky e ela come quantidades pequenas", disse Siebert, que completa: "Ela adora picolé, bala e sorvete e doce de festa ela ama o rosa e o branco com uva. Mas assim, não preciso controlar porque ela come um e depois prefere frutas… nunca come uma quantidade exagerada".

Leia também: Quais os alimentos ideais na introdução alimentar? Confira as dicas do especialista

Cibele destaca a importância da introdução alimentar para as crianças, pois é uma fase crucial no desenvolvimento do paladar. Ela alerta que o consumo de alimentos ultraprocessados ​​pode prejudicar a construção de uma relação saudável com a comida. "É de extrema importância que toda a família tenha hábitos saudáveis, pois os pais são exemplos para essa criança, quando o assunto é uma alimentação equilibrada, uma alimentação balanceada", diz ela, que completa: "A educação alimentar desde cedo faz toda a diferença para uma vida mais saudável e, inclusive, para que se cresça como um adulto saudável".

A especialista segue parabenizando a rotina da pequena Vicky e explica que ter uma alimentação cuidadosa nos primeiros anos de vida é fundamental para ter um crescimento mais saudável. "O que a criança consome pode influenciar não só no crescimento físico e no desenvolvimento cognitivo, mas também no risco de desenvolver doenças ao longo da vida, como obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças do coração", explica.

"Além disso, a ciência já mostrou que a nutrição infantil pode influenciar no comportamento dos genes, um campo chamado epigenética, ou seja, alimentos saudáveis pode ajudar a ligar ou desligar certos genes relacionados à saúde, prevenindo doenças futuras", finaliza.