CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

O poder das farinhas saudáveis: conheça as farinhas de coco, berinjela e abóbora

Nutricionista explica como estas farinhas ajudam a emagrecer e ensina como adotá-las no dia a dia

Luiza Camargo Publicado em 19/10/2017, às 15h43 - Atualizado às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saudáveis: conheça as farinhas de coco, berinjela e abóbora - Divulgação
Saudáveis: conheça as farinhas de coco, berinjela e abóbora - Divulgação

A farinha de trigo branca pode ser muito ruim para o corpo e estimular o ganho de peso e problemas gastrointestinais. Porém, além das opções tradicionais integrais, há outras farinhas que trazem incríveis benefícios e ajudam a emagrecer e a melhorar o funcionamento do estomago e intestino.

Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, a nutricionista Haline Dalsgaard, idealizadora do projeto online “Saúde no prato”, explica os benefícios da farinha de coco, abóbora e berinjela e como podem ser adotadas em receitas do dia a dia; confira!

FARINHA DE COCO

1)   Quais são as propriedades?
"A farinha de coco é extraída da polpa do coco fresco e, por isso consegue preservar todos os benefícios que a fruta pode oferecer. Tem baixo teor de carboidratos e é basicamente composta por fibras e pela gordura do coco. Com essas características nutricionais tem como propriedades o aumento do metabolismo, o aumento da saciedade e a melhora da função intestinal".

2)   De que forma pode ser consumida?
"A farinha de coco pode ser usada para o preparo de pães, bolos, tortas e panquecas. E o grande benefício nestas preparações é a redução da oferta de carboidratos. Além disso, pode ser usada em substituição àfarinha de rosca em empanados ou até mesmo para enriquecer iogurtes e/ou frutas. Para isso, basta adicionar 1 colher de chá da farinha na fruta picada ou no iogurte".

3)   É uma aliada do emagrecimento?
"Sim. Quando utilizada em conjunto com uma dieta equilibrada, seu uso pode colaborar para a perda de peso. Porém indico variar a farinha de coco com outras farinhas low carb para que não haja o consumo excessivo de um único alimento. O equilíbrio é sempre a melhor opção".

4)   Pode ser feita em casa? Qual a receita? Ou é melhor comprar pronta?
"O preparo da farinha de coco requer um pouco de tempo. É necessário hidratar a polpa de coco fresca antes de extrair a farinha. Também pode ser encontrada pronta em empórios e lojas de produtos naturais. Neste caso é bom se certificar que trata-se de uma farinha pura sem a adição de conservantes.

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
- 1 e ½ xícaras (chá) de água fervente
Modo de Preparo:
Numa vasilha de vidro, colocar o coco fresco e adicionar a água fervente. Deixar hidratar por cerca de 15 minutos. Transferir a mistura para um liquidificador ou processador e bater bem. Passar a mistura por um coador fino e limpo (podem ser usados os coadores de leites vegetais), espremendo bem a polpa para retirar todo o excesso de água e gordura. Num tauleiro, espalhar o sumo do coco que ficou no coador e levar ao forno baixo (100 a 120°C) por cerca de 3 horas para que fique bem seco, mexendo eventualmente. Quando a mistura estiver bem seca e desgrudando da mão, está pronta. Retirar do forno de deixar esfriar. Bater a mistura no liquidificador até obter uma farinha bem fina. Guardar num recipiente de vidro e tampado em local seco (não guardar na geladeira).

FARINHA DE ABÓBORA

1)   Quais são as propriedades?
"A farinha de abóbora é obtida das sementes deste vegetal. É rica em ácidos graxos mono e polinsaturados (gorduras boas), possui um alto teor de fibras, é rica em proteínas, em minerais como: zinco, potássio, magnésio, manganês e selênio, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Tem propriedades anti-inflamatórias em função da presença de curcubitacina e por ser fonte de gorduras boas, de fitoesteróis e fibras, é um excelente coadjuvante no controle do colesterol e triglicerídeos sanguíneos. Por ser rica em magnésio e triptofano, tamém pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade do sono".

2)    De que forma pode ser consumida?
"A farinha de abóbora pode ser usada para enriquecer o preparo de pães, tortas, bolos e sopas. Também pode ser acrescentada em sucos e leites enriquecidos com fruta".

3)   É uma aliada do emagrecimento?
"Pode ser aliada ao emagrecimento se consumida em conjunto com uma dieta equilibrada. Para a obtenção dos benefícios citados, o consumo de 3 colheres de chá por dia já é o suficiente".

4)   Pode ser feita em casa? Qual a receita? Ou é melhor comprar pronta?
"Pode ser feita em casa, só vai demandar um pouco de tempo para o seu preparo, já que as sementes devem ser secas e torradas antes do preparo da farinha".

Ingredientes:
- Sementes de 1 abóbora
Modo de Preparo:
Deixar as sementes de molho em água filtrada por cerca de 1 hora. Com o auxílio de um pano, sacá-las e arrumá-las num tabuleiro. Levar ao forno médio (140 a 160°C) por cerca de 15 minutos. Torrar as sementes numa frigideira até ficarem douradas (com cuidado para não queimar). Bater as sementes num processador ou liquidificador e peneirar até obter a farinha. Guardar num pote com tampa em local seco.
*Outra opção para poupar tempo é comprar as sementes de abóbora secas e fazer o processo a partir da torrada dos grãos na frigideira.
*A farinha de abóbora também é encontrada pronta em empórios ou lojas de produtos naturais.

FARINHA DE BERINJELA

1)   Quais são as propriedades?
"A farinha de berinjela contém um alto teor de fibras, o que está associado ao aumento da saciedade e ao auxílio da redução da circunferência abdominal. Além do alto teor de fibras, é rica em ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A. É pobre em carboidratos, o que auxilia no tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 através da redução do índice glicêmico dos alimentos. Além disso é fonte de antioxidantes, o que ajuda na prevenção do câncer".

2)   De que forma pode ser consumida?
"A farinha de berinjela pode ser usada para enriquecer receitas como: massas, tortas, bolos, panquecas e sucos. Também é encontrada na forma de cápsulas. Neste caso é recomendada a sua ingestão cerca de 30 minutos antes da refeição para a redução do apetite".

3)   É uma aliada do emagrecimento?
"A farinha de berinjela pode ser aliada do emagrecimento se consumida com moderação em conjunto com uma dieta equilibrada. Para isso é fundamental que haja o aumento de consumo de água ao longo do dia. Por ser uma rica fonte de fibras, a farinha precisa de água para que seus benefícios sejam alcançados".

4)   Pode ser feita em casa? Qual a receita? Ou é melhor comprar pronta?
"A farinha de berinjela pode ser preparada em casa. Para isso é necessário levar as berinjelas ao forno para secarem antes de preparar a farinha. Também pode ser encontrada pronta em empórios e lojas de produtos naturais".

Ingredientes:
- 3 berinjelas grandes
Modo de Preparo:
Lavar e secar as berinjelas sem retirar a casca e cortar em fatias finas. Colocar as fatias num tabuleiro e levar ao forno baixo (100 a 120°C) até que fiquem bem secas sem estarem queimadas. Retirar do forno e deixar esfriar. Colocar as berinjelas secas num processador ou liquidificador e bater bem até formar umafarinha fina. Guardar num pote bem tampado em local seco por até 6 meses.