CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / EXIGE ATENÇÃO!

Médico alerta para inflamação que atingiu o jogador Ganso: 'Pode causar problemas mais sérios'

Paulo Ganso está afastado do campo após diagnóstico; em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Marcelo Bergamo explica o quadro do jogador

Redação CARAS
por Redação CARAS
[email protected]

Publicado em 19/01/2025, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Ganso retornará aos campos quando a inflamação não for mais diagnosticada - Foto: Reprodução/Instagram @phganso
Paulo Ganso retornará aos campos quando a inflamação não for mais diagnosticada - Foto: Reprodução/Instagram @phganso

O jogador de futebol Paulo Henrique de Lima, mais conhecido como Ganso (35), atualmente no Fluminense, foi afastado de suas atividades após ser diagnosticado com um pequeno quadro de miocardite. O diagnóstico veio após uma bateria de exames da pré-temporada do time e a provável causa é uma gripe forte que ele pegou em novembro do ano passado. Em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Marcelo Bergamo, médico cardiologista, explica sobre o quadro do esportista. 

Em nota divulgada à imprensa, O Fluminense FC informou o quadro de Paulo Ganso e reforçou que o jogador não apresenta nenhum sintoma. Caso não seja mais detectada a condição clínica, o astro retornará com suas atividades em campo. 

Segundo o Dr. Marcelo Bergamo, médico cardiologista, a miocardite é a inflamação do miocárdio, que é músculo do coração, da “parede” do coração, responsável por bombear o sangue para o corpo. As causas desta condição são diversas. 

"Essa inflamação atrapalha esse bombeamento e pode causar problemas mais sérios, como uma arritmia [...] Infecções virais, como os vírus da gripe, COVID-19 e coxsackie, são os agentes mais comuns, mas outras causas incluem infecções bacterianas, doenças autoimunes, exposição a toxinas e reações a medicamentos. É importante identificar a causa específica para definir o melhor tratamento”, explica.

O cardiologista reforça que a inflamação tem cura em grande parte dos casos: "A insuficiência cardíaca é uma complicação que pode ser leve, moderada ou grave, além de quadros de arritmias que podem ser graves e causadas pela presença de inflamação do músculo do coração".

"A miocardite tem cura, sim, na maioria dos casos. Repouso e, as vezes, medicamentos são necessários para que o quadro reverta em até 6 meses. É nesse momento que normalmente repetimos a ressonância magnética para ver se houve melhora. Às vezes é necessário medicação para tratar insuficiência cardíaca, se o coração dilatar", finaliza o Dr. Marcelo Bergamo ao analisar quadro do jogador Ganso.

Leia mais em:Médico explica condição que atingiu o filho de Nadja Haddad: 'Extensão variada'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO A CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS: