O psiquiatra explica o que é esse transtorno que afeta vários domínios da vida mental
O ator Jake lLloyd, que ficou conhecido na infância por viver Anakin Skywalker em 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma', foi transferido de cadeia depois de ser diagnosticado com esquizofrenia.
O psiquiatra Dr. Rodrigo Pessanha explica que o diagnóstico é sempre uma questão bem difícil, já que além de intervir na doença, isso acaba causando muitas dores e adversidades para o paciente e também para seus familiares.
"A melhor maneira de todos os envolvidos, sejam médicos, familiares e amigos é entender a natureza complexa desta condição, sem uma atitude pessimista e fatalista, nem um otimismo irresponsável. A compreensão da doença em seus vários aspectos é essencial, ainda que não suficiente, é preciso o comprometimento na busca dos melhores recursos possíveis, na criação de uma rede de suporte efetivo", diz.
Segundo ele, esse transtorno pode ser descrito como uma doença mental que afeta vários domínios da vida mental, tais como a percepção da realizade, juízo crítico e até descontrole das emoções e funcionamento intepessol. "Se caracteriza por sintomas como delírios e alucinações, mas frequentemente observam-se alterações bizarras do comportamento e da manifestação das emoções. Estes sintomas descritos anteriormente são caracterizados como “sintomas positivos”, em contrapartida a outras manifestações como o isolamento social, o embotamento afetivo e a apatia, caracterizados como “sintomas negativos”. Além destes existem alterações do desempenho cognitivo, tais como alterações de atenção, concentração, processamento verbal, vários aspectos da memória e especialmente daquilo que os especialistas chamam de “memória de trabalho".
Dr. Rodrigo ainda alerta para o que leigamente se considera 'loucura', termo vago e impreciso que acarreta o preconceito e estigmatização da esquizofrenia. Na verdade ela deve ser vista como um conjunto complexo de condições psiquiátricas que tem como elemento comum o acometimento de várias estruturas cerebrais. Estas alterações da estrutura cerebral têm origem em uma intrincada correlação de fatores genéticos e ambientais. Ou seja é preciso haver uma carga de vulnerabilidade genética que associada a fatores ambientais culmina na eclosão desta doença", conclui.
Aos 27 anos, Jake lLloyd está na cadeia desde junho de 2015, quando foi detido por direção perigosa, resistência à prisão e conduzir sem carteira de abilitação.