Saiba quem é o homem apontado como doador do coração para Faustão; ele morreu em Santos no sábado (26)
Publicado em 28/08/2023, às 15h49 - Atualizado em 31/08/2023, às 15h02
O jogado de futebol Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, foi o doador do coração que foi transplantado em Fausto Silva, o Faustão, neste domingo, 27. Segundo as primeiras informações, ele morreu em Santos após sofrer um AVC.
O irmão do atleta chegou a se pronunciar em entrevista ao g1 confirmando que os órgãos seriam doados. "Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes", disse Flavio Cordeiro da Silva.
Vale lembrar que as informações sobre a identidade do doador e do receptor são sigilosas e protegidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações só se tornam públicas caso os envolvidos desejem fazer o compartilhamento, o que ainda não ocorreu.
Faustão se emocionou ao agradecer publicamente para a família."Fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível e proporcionou que eu continuasse vivo. Homem simples, eu fico emocionado. Me deixou a chance de viver de novo. Ao irmão, à viuva. Esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas mais humildades que me deram um coração novo", disse emocionado.
O coração que foi doado para Faustão foi de helicóptero de Santos até São Paulo. O doador do órgão era morador da cidade, revelaram informações inéditas publicadas nesta segunda-feira, 28. Segundo informações do g1, o presidente da Portuguesa Santista, segundo maior time da cidade, ajudou no transporte. A chegada do coração ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aconteceu no final da manhã.
"Sempre estamos à disposição para atender. Já tiveram outras ocasiões em que [o auxílio] foi solicitado, e a Portuguesa sempre está com as portas abertas. O Faustão é uma pessoa bem relevante, mas já atendemos outras pessoas que sequer conhecemos. O importante é salvar as vidas", declarou o presidente ao site.
A cirurgia realizada por Faustão chegou ao fim durante a tarde e durou cerca de 2h30. No primeiro comunicado emitido ontem, a operação foi considerada um sucesso pela equipe médica.
"O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", apontou o hospital no boletim.