Em Justiça, personagem de Cauã Reymond será preso por eutanásia na mulher, interpretada por Marjorie Estiano
1) Eutanásia
Em Justiça, Maurício (Cauã Reymond) ficará preso por 7 após praticar eutanásia em sua mulher, Beatriz (Marjorie Estiano). Ela era uma bailarina que fica tetraplégica e pede para que o marido a mate. O mesmo assunto já tinha sido retratado na novela Os Gigantes, de 1979, em que Paloma (Dina Sfat) fazia uma eutanásia no irmão, doente terminal.
2) Suicídio
O suicídio também é um tema polêmico pouco retratado nas novelas. Recentemente, Verdades Secretas chocou com o suicídio de Carolina (Drica Moraes). Em A Viagem, Alexandre (Guilherme Fontes) também chocou o Brasil ao tirar a própria vida.
3) Incesto
Recentemente, duas novelas abordaram o assunto de forma leve, "sugerindo" que casais jovens poderiam ser irmãos. Em Sete Vidas, Julia (Isabelle Drummond) e Pedro (Jayme Matarazzo) sofrem por estarem apaixonados e acharem que são irmãos. No meio da novela, eles descobrem que não são da mesma família e vivem felizes. O mesmo acontece em Velho Chico. Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) se amam, mas não podem viver o amor pois acreditam que são irmãos. Como o casal fez muito sucesso, os autores já revelaram que eles não irmãos.
4) Violência doméstica
Este é outra "ferida" brasileira que recentemente tem sido discutida mais abertamente em novelas. Em Fina Estampa, Baltazar (Alexandre Nero) e Celeste (Dira Paes) viviam entre tapas e beijos. Em A Regra do Jogo, Domingas (Maeve Jinkings) sofria nas mãos do violento Juca (Osvaldo Mil).
5) Estupro
Cenas de estupro impactantes apareceram em novelas recentes. Em Em Família, Neidinha (Jessica Barbosa) sofria um estupro coletivo no Rio de Janeiro. Já em Verdade Secretas, Larissa (Grazi Massafera) também foi estuprada por vários homens na cracolãndia, em São Paulo.
6) Barrida de aluguel
Este polêmico assunto foi tema principal da novela Barriga de Aluguel, de 1991, em que o Brasil se dividiu entre as duas "mães" Clara (Claudia Abreu) e Ana (Cássia Kis). O mesmo aconteceu em Sete Vidas, entre Diana (Bianca Comparato) e Irene (Malu Galli).
7) Celibato
Uma polêmica que existe há anos é sobre o celibato. Em Páginas da Vida e Hilda Furacão, 2 padres interpretados por Nicola Siri e Rodrigo Santoro se apaixonavam por mulheres e viviam o dilema de abandonar o celibato e a vida religiosa. Em Paraíso, Santinha (Nathalia Dill) também estudava para ser freira e se apaixonou por Zé ( Eriberto Leão).
8) Vício em drogas
Personagens viciados em drogas e a consequente destruição de suas vidas foram destaque em novelas como Verdades Secretas com Larissa (Grazi Massafera), O Clone como Mel (Debora Falabella) e Malhação com Roger (Brenno Leone).
9) Dificuldades que os deficientes físicos encaram todo dia
Em Viver a Vida, Luciana (Alinne Moraes) fica tetraplégica e aprende a viver e a se relacionar com o amado Miguel (Mateus Solano) em sua nova condição física. Em Vitória, Artur (Bruno Ferrari) também vive este dilema ao se apaixonar por Diana (Thaís Melchior).
10) Preconceito contra casais LGBT
Ao longo dos últimos anos, várias novelas tiveram casais homossexuais, porém alguns foram menos aceitos que outros. É o caso de Leila (Silvia Pfeiffer) e Rafaela (Christiane Torloni), em Torre de Babel, que sofreram preconceito entre os personagens da novela e fora rejeitadas pelo público. Elas acabaram morrendo na explosão de um shopping no meio do folhetim. O casal gay de América, Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) até foi aceito pelo público mas o beijo gravado entre os 2 atores foi vetado no final.
11) Pedofilia
O tema foi abordado em Passione, quando Valentina (Daisy Lúcidi) negociava a neta, Kelly (Carol Macedo), para homens mais velhos. Ela já tinha feito o mesmo com a neta mais velha, Clara (Mariana Ximenes). Em Chamas da Vida, o assunto também teve seu destaque, relatando o sofrimento de Vivi (Leticia Colin) que era perseguida e abusada por Lipe (André di Mauro)