Richard Engel, apresentador da NBC, lamenta morte do filho de 6 anos por síndrome rara
Richard Engel (48), apresentador da rede NBC, anunciou que seu filho, Henry, que sofria de síndrome de Rett, morreu aos 6 anos de idade. A notícia veio através de um comunicado do comunicador com a sua esposa, MariaEngel na manhã desta quinta-feira, 18, em seu perfil oficial no Twitter.
“Nosso amado filho Henry faleceu. Ele tinha os olhos azuis mais suaves, um sorriso fácil e uma risadinha contagiante. Nós sempre o cercamos de amor e ele retribuiu, e muito mais. Maria e Ricardo", disse ele ao compartilhar um registro do primogênito.
Our beloved son Henry passed away. He had the softest blue eyes, an easy smile and a contagious giggle. We always surrounded him with love and he returned it, and so much more. Mary and Richard. https://t.co/M8LV8SHv6rpic.twitter.com/21Ja6TOtjH
— Richard Engel (@RichardEngel) August 18, 2022
Ainda no início de maio, o ativista político havia compartilhado que a condição do filho piorou depois de desenvolver distonia, na qual o deixou internado por 6 semanas: “um distúrbio de movimento no qual seus músculos se contraem involuntariamente, causando movimentos repetitivos ou tortuosos”.
Em 2020, ele usou as redes socais para explicar como o bloqueio do coronavírus piorou sua condição, o que o deixou incapaz de “andar ou falar” porque não pôde frequentar a escola.
Richard Engel e Maria Engel também são pais de Theo, de apenas 3 anos.
Ver essa foto no Instagram
O que é a síndrome de Rett?
A síndrome de Rett é um distúrbio neurológico raro que afeta a maneira como o cérebro se desenvolve. A síndrome raramente é hereditária, e apresenta uma condição, que não tem cura, causando uma perda progressiva das habilidades motoras e da linguagem.
No comunicado, o apresentador ainda disse que pesquisadores do Texas Children's Hospital, nos Estados Unidos, estão fazendo estudo usando células do filho para buscar novos tratamentos e, futuramente, uma possível cura para a síndrome.
Até o momento, a única forma de tratamento é com medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e suporte nutricional que controlam os sintomas, evitando complicações para uma melhor qualidade de vida.
Researchers are making amazing progress using Henry’s cells to help cure RETT Syndrome so others don’t have to endure this terrible disease. To support the research: https://t.co/M8LV8SHv6rpic.twitter.com/UNnDONMtR1
— Richard Engel (@RichardEngel) August 18, 2022