Rouquidão por mais de 14 dias às vezes é sintoma do câncer de laringe
por Reinaldo Kazuo Yazaki* Publicado em 19/04/2011, às 22h13
Comemorou-se no último sábado, 16, o Dia Mundial da Voz. O dia foi marcado por entrevistas de especialistas pela mídia e palestras com o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de cuidar da voz e ficar atento aos sintomas de doenças que ela pode emitir, como a rouquidão. Rouquidão de início repentino ou que piora progressivamente não é normal. Esse fenômeno aparece mais em decorrência de gripes, resfriados, uso vocal inadequado e uso excessivo e/ou abusivo da voz. A causa é facilmente detectada com um exame chamado laringoscopia. Rouquidões que persistem por mais de 14 dias, porém, podem ser sintoma do câncer de laringe, órgão no qual se forma a voz.
Com o objetivo de diagnosticar em especial essa moléstia grave, a Associação Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) incentivou também, em várias regiões, o atendimento gratuito da população sobretudo por médicos otorrinolaringologistas ligados às faculdades públicas de Medicina.
Ocorrem todo ano no Brasil 6600 casos novos de câncer de laringe. De outro lado, 3500 brasileiros morrem anualmente da doença. Ela é mais comum a partir dos 40 anos. Atinge mais o homem - a relação, aliás, é de sete para um, ou seja, a cada caso na população feminina há sete na masculina. Mas, na mulher, pode ser mais grave e evoluir rapidamente. Manifesta em pessoas geneticamente predispostas. Por isso, quem tem casos na família está mais suscetível. Estão mais predispostas também pessoas cujos familiares tiveram ou têm câncer na parte superior do aparelho digestivo (estômago e esôfago) e na cabeça, pescoço e vias aéreas inferiores (traquéia e brônquios). Favorecem a formação do câncer de laringe o tabagismo, o alcoolismo e o refluxo gastroesofágico.
Outros sintomas do câncer de laringe são: dor na lateral do pescoço, ao engolir alimentos e líquidos como a própria saliva, que irradia para a região do ouvido; dor de garganta ao engolir alimentos e líquidos; dificuldade para engolir; dificuldade para respirar (falta de ar). Por volta de 66% dos casos são nas cordas vocais e os restantes nas outras áreas da laringe. Cânceres nas cordas vocais diagnosticados no início têm 90% de chance de cura; nas outras áreas, essa possibilidade diminui a menos de 60%.
O ideal, claro, é prevenir-se. Você pode manter sua voz saudável e diminuir o risco do câncer de laringe com algumas medidas básicas. Alimente-se de maneira saudável, ou seja, consuma menos alimentos de origem animal e mais grãos, verduras, legumes e frutas. Tome pelo menos 2 litros de líquidos diariamente. Pratique atividades físicas regularmente. Elimine o tabagismo de sua vida e não exagere em bebidas alcoólicas - o álcool, aliás, sempre é prejudicial para a voz. E, para não ter refluxo, pare de comer e de beber duas horas antes de ir para a cama.
Pessoas com sintomas, finalmente, precisam consultar um otorrinolaringologista o mais rápido possível. A rapidez no diagnóstico e no início do tratamento - que emprega cirurgia e/ou radioterapia e/ou quimioterapia - é fundamental tanto para a cura quanto para diminuir os riscos de sequelas, como a perda definitiva da laringe e da voz.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade