Conheça a coluna vertebral e as principais doenças que a atingem
por <b>Alexandre Podgaeti</b>* Publicado em 11/04/2010, às 19h45 - Atualizado em 11/12/2012, às 16h07
A coluna vertebral é o eixo de sustentação do esqueleto humano. Ela se inicia na base do crânio e termina na bacia. Tem 33 ossos de diferentes formatos chamados vértebras. Divide-se em cinco porções com um total de 32 a 33 vértebras assim distribuídas: sete na coluna cervical; 12 na torácica; cinco na lombar; quatro a cinco, fundidas, na sacral; e três a quatro vértebras fundidas no cóccix. As vértebras se sobrepõem e são separadas uma da outra por um disco, que tem a função de amortecedor, além de auxiliar nos movimentos. Elas estão "amarradas" atrás por ligamentos.
A coluna é importante porque, além de sustentar o esqueleto, dá movimento ao pescoço e ao tronco e protege a medula espinhal, que começa por volta da primeira ou da segunda vértebras da coluna cervical e termina na primeira ou na segunda vértebras lombares. A medula constitui-se de um tecido mole que transmite informações de todo o organismo ao cérebro e dele a todo o organismo.
Infelizmente, como todos os órgãos e tecidos humanos, pode apresentar problemas e doenças. A causa básica é o envelhecimento. Mas podem ocorrer também em função de posturas erradas, como sentar-se; baixar-se para pegar objetos e levantar-se; levantar ou transportar pesos excessivos; levar uma vida sedentária; praticar certas atividades físicas em excesso, principalmente de maneira incorreta; dormir de bruços; e, no caso específico das mulheres, usar sapatos com salto alto demais por tempo excessivo. As principais doenças da coluna são estas:
* Lombalgia, ou dor nas costas. A dor nas costas, em especial a lombar, é um dos problemas que mais atormentam homens e mulheres. Muitas vezes não se descobre a causa, mas a causa conhecida mais comum é a hérnia de disco.
* Hérnia de disco. Ocorre por degeneração ou lesão traumática do disco, com a saída para trás de seu conteúdo gelatinoso, pressionando nervos. As hérnias podem causar dor tanto na coluna lombar quanto nas pernas (hérnia lombar) ou tanto no pescoço quanto nos braços (hérnia cervical).
* Artrose. Processo de degeneração e destruição da cartilagem existente entre as vértebras, geralmente causado pelo próprio envelhecimento.
* Estreitamento (estenose) do canal vertebral lombar. Ocorre mais no idoso. As causas podem ser congênitas ou degenerativas. Dificulta a passagem das informações medulares para as pernas e delas para a medula ou o cérebro. O portador sente cansaço nas pernas, ao andar, e também dor.
* Tumores. Os mais frequentes na coluna são os ósseos, na maioria das vezes metástases de tumores provenientes de outros locais do corpo. Muitos cânceres dão metástase na coluna, sendo os de mama, próstata, estômago e tireoide os mais comuns.
Os sintomas das doenças da coluna são: dor no local, dor no braço, dor na perna, formigamento nos pés e/ou nas mãos, dormência nos braços e/ou nas pernas, diminuição de força e atrofia de musculatura.
Pessoas com dor lombar, nos braços e/ou nas pernas devem consultar um ortopedista. Já quem sente dor em muitas articulações precisa consultar também o reumatologista, porque isso sugere a presença também de doenças reumáticas. Hoje existem muitos exames para se fazer um bom diagnóstico e tratar, proporcionando a cura ou pelo menos melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade