A equipe à frente do projeto Onçafari, que reúne onças-pintadas para observação em uma fazenda de 53 mil hectares, pretende promover o ecoturismo no Pantanal e preservar os animais. Saiba como visitar
Mario Haberfeld, ex-piloto da Fórmula Indy, viaja frequentemente para a África desde quando era criança. Lá, ele conheceu profissionais especializados em estudo de animais para os safáris sul-africanos e, com eles, promove a adaptação de projetos similares no Brasil. Interessante, não?!
Para colocar em prática o projeto Onçafari, Mario e sua equipe escolheram o maravilhoso Refúgio Ecológico Caiman, uma fazenda com mais de 53 mil hectares no Pantanal. O projeto tem como objetivo preservar a região por meio do ecoturismo e possibilitar a observação da onça-pintada (o maior felino das américas), que está ameaçada de extinção.
Algumas onças pintadas fêmeas já foram selecionadas e a equipe à frente do projeto está trabalhando para habituá-las à presença de seres humanos que vão rodar dentro dos veículos pelo safári. E quando nascerem filhotes, já estarão acostumados com a presença dos carros, que já farão parte da rotina. Com o projeto, a espécie pode passar a ser avaliada do ponto de vista econômico.
Como fazer o safári? Vamos lá: eles acontecem de julho a setembro, no período das secas. Para participar, o visitante precisa estar hospedado dentro do Refúgio Ecológico Caiman. O apresentador Luciano Huck já foi conferir o projeto. Com ótimos resultados, Mario revelou à coluna que a equipe já está estuda fazer o mesmo trabalho em outras fazendas da região para ampliar a possibilidade do público desfrutar dessa experiência.
Para ter mais informações do Onçafari, acesse a fan Page do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/Projetooncafari
Parabéns a todos os envolvidos pela inteligente iniciativa!