Recuperando-se de uma infecção urinária, o arquiteto Oscar Niemeyer segue internado no Rio de Janeiro sem previsão de alta
O arquiteto
Oscar Niemeyer, de 102 anos, segue internado sem previsão de alta. Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, Niemeyer se recupera bem de uma infecção urinária.
O arquiteto, que foi internado na tarde desse domingo, 25, permanece estável, lúcido e está respirando normalmente, sem ajuda de aparelhos. Ele está sendo tratado com antibióticos venosos.
Em setembro e outubro de 2009, Niemeyer ficou internado por 24 dias nesse mesmo hospital. A internação do arquiteto ocorreu devido a dores abdominais, que foram diagnosticadas como colicistite aguda (comprometimento da vesícula biliar) e abscesso (pequena bolsa de pus) no fígado, além de um tumor no intestino grosso do lado esquerdo, perto do baço.
Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula e drenagem do abscesso, sendo decidido pela equipe médica que o tumor seria tratado em outra cirurgia, mais para a frente. A primeira intervenção cirúrgica foi normal e ele permaneceu 48 horas no CTI, depois foi encaminhado para a Unidade Intermediária do hospital.
O pós-operatório evoluiu bem, mas no dia 29 de setembro, um sangramento foi diagnosticado no tumor de cólon (intestino grosso), sendo necessária uma nova cirurgia. Novamente, o tratamento após a intervenção cirúrgica correu bem.