A empresária e apresentadora norte-americana Oprah Winfrey recebeu o diploma honorário da Universidade Free State, na África do Sul
A magnata da mídia Oprah Winfrey (57) recebeu o diploma honorário da Universidade Free State, na África do Sul. A estrela, que abriu a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, em Henley on Kilp, sul de Johanesburgo, em 2007, disse que foi uma honra ser homenageada.
Há cinco anos, a universidade ficou famosa por suas relações raciais depois que um escândalo, no qual quatro estudantes brancos humilhavam funcionários da limpeza negros, veio à tona. Um vídeo, vazado na internet, mostrava os trabalhadores comendo um ensopado que levava urina dos alunos.
Mas, durante a cerimônia, Oprah fez questão de retratar o assunto e convidou os cinco funcionários da limpeza ao palco, chamando-os de "heróis".
"O que aconteceu aqui no Free State, em termos de reconciliação racial, de paz, de harmonia, de uma compreensão do coração, é nada menos que um milagre. É realmente o retrato de uma nova África do Sul”, disse em seu discurso.
Oprah decidiu aceitar a oferta para visitar a universidade para falar com os alunos depois de ler as obras de Jonathan Jansen– a primeira negra reitora da instituição.