Mulheres realçam seu poder em um prêmio masculino
Na festa GQ Men Of The Year Awards 2009, revista enaltece as personalidades influentes da Inglaterra
Redação Publicado em 06/10/2009, às 17h45 - Atualizado às 18h06
A noite no Royal Opera House, em Londres, era para premiar homens importantes e elegantes da Inglaterra. Mas foram as mulheres que roubaram a cena no GQ Men Of The Year Awards 2009, da revista GQ. Uma delas, a cantora Lily Allen (24), atraiu todas as atenções com aplique no cabelo, maquiagem pesada nos olhos e um pretinho Chanel Resort com transparências. Criticada na cerimônia de 2008 pelo mau comportamento causado por excesso de bebida, deu a volta por cima e foi escolhida a Mulher do Ano pela publicação - único prêmio dado a uma pessoa do sexo feminino. "Sou tão rock-n'-roll, não sou?", brincou ela, ao receber a homenagem. Passaram ainda pelo tapete vermelho para prestigiar o evento a atriz americana Eva Mendes (35), de modelo Calvin Klein Collection e diamantes Cartier, a indiana Freida Pinto (24), estrela de Quem Quer Ser um Milionário? (2008), com recortes assimétricos, a inglesa Elizabeth Hurley (44), a cantora australiana Natalie Imbruglia (35) e a modelo Kelly Brook (29), entre outras.
O título de Homem Internacional do Ano foi dado ao americano Mickey Rourke (55) que, depois de conhecer o sucesso nos anos 1980, praticamente sumiu de Hollywood e só voltou a brilhar em O Lutador (2008). "Arruinar minha carreira não teve nada a ver com drogas ou álcool. Foi minha atitude. Estupidamente, achei que atuar não era trabalho para um homem de verdade", justificou o ator, após chegar à 12a edição do prêmio com a namorada, a modelo russa Elena Kuletskaya, 31. Líder da atual temporada do campeonato mundial de Fórmula 1, o inglês Jenson Button (29) se emocionou ao ser contemplado como Atleta do Ano. Já na categoria Banda, a GQ elegeu a Take That, formada por Gary Barlow (38), Jason Orange (39), Howard Donald (41) e Mark Owen (37). Criado em 1990, o grupo se separou seis anos depois. Em 2005, os integrantes voltaram a se reunir e, desde então, venderam cerca de 5 milhões de álbuns. Entre os sucessos, a releitura de How Deep is Your Love e Back For Good. anos mais nova do que ele.
Para receber o prêmio Alfred Dunhill de Cineasta do Ano, Guy Ritchie (40), ex-marido da cantora Madonna (51), chegou sozinho ao Royal Opera House. O cineasta acabou de rodar o filme Sherlock Holmes, com estreia prevista no Brasil em janeiro de 2010. "Todos nós somos detetives. A vida é ambígua e ninguém tem noção dos rumos que ela toma", discursou ele, referindo-se à atividade do personagem do longa.
O executivo de relações públicas Matthew Freud (46), casado com Elisabeth Murdoch (41), filha do magnata das comunicações Rupert Murdoch (78), foi escolhido como Empreendedor. "Modelo de negócio é simples. Aceitamos devoluções, mas sem reembolso. E, ao longo de alguns dias, vendemos o mesmo produto várias vezes", brincou ele.